Parceria de Atibaia com a Embrapa completa 31 anos

Durante a primeira década deste século, houve uma redução de 25% do total de jovens rurais no Circuito das Frutas.

O Atibaiense – Da redação

Na primeira metade dos anos 90 do século passado, houve contato entre a Câmara de Atibaia – gabinete mais assessoria de imprensa – e a Embrapa Territorial, que fica em Campinas e comemorou 32 anos de atividades no final de maio de 2021. Depois disso, com programa de modernização da cultura do morango, ocorreu parceria entre a Prefeitura de Atibaia e a Embrapa Meio Ambiente, com sede também em Campinas.
A Embrapa Territorial, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Ministério da Agricultura), fornece informações atualizadas sobre as dimensões da agropecuária brasileira em seus diversos territórios. A comemoração dos 32 anos foi marcada pelo lançamento do livro “Os Territórios da agropecuária brasileira: 40 anos de pesquisa e inovação”, de autoria do pesquisador e chefe-geral Evaristo de Miranda.
O livro apresenta mais de 1.400 usuários, clientes e parceiros da Embrapa Territorial, do setor público e privado, atendidos ao longo dessas quatro décadas. O jornalista Luiz Gonzaga Neto, colunista do jornal O Atibaiense e analista em comunicação da Câmara de Atibaia, já conhecia desde os anos 80 o chefe da unidade, quando ele estava em Petrolina (PE) iniciando o trabalho de sensoriamento remoto na agropecuária, e fez o contato para levar um grupo de Atibaia. Esse grupo conheceu, ao longo de uma manhã, os serviços da unidade de pesquisa.
No banco de imagens da Embrapa Territorial, é possível encontrar uma referência a Atibaia. A foto, de 2008, feita por Kátia Sampaio, mostra uma abelha irapuá polinizando a flor de morangueiro aqui no município. É uma abelha nativa sem ferrão (Meliponini) muito comum em áreas urbanas e rurais, importante polinizadora das flores do morangueiro. É naturalmente abundante e frequente em cultivos comerciais no Estado de São Paulo e seus ninhos, que são expostos (aéreos), são muito populosos.
Em abril, durante encontro virtual do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas, de que Atibaia faz parte, os pesquisadores Ivan Alvarez (Embrapa Territorial) e FagoniCalegario (Embrapa Meio Ambiente) apresentaram dados que mostram um retrato sobre a participação, o envolvimento e a sensação de pertencimento do jovem rural da região às propriedades agrícolas de suas famílias. Durante a primeira década deste século, houve uma redução de 25% do total de jovens rurais no Circuito das Frutas. O número supera o valor nacional para o mesmo período, apontado em 9,3%.