Muralha Digital: tecnologia no combate à criminalidade em Atibaia

Com cobertura 24 horas, sistema de monitoramento do município agiliza a comunicação entre forças de segurança e o atendimento de ocorrências.

O sistema de monitoramento do Centro de Operações e Inteligência – COI, considerado o “cérebro” da Muralha Digital de Atibaia, continua sendo um forte aliado das forças de segurança pública para identificação e prisão de criminosos em Atibaia e região.

O COI de Atibaia é capaz de demonstrar, em segundos, centenas de informações referentes ao comportamento dos veículos na cidade. Ele começou a ser implantando no final de 2017, quando as primeiras câmeras de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR – Optical Character Recognition, em inglês) da Muralha Digital Sentry iniciaram seu funcionamento. Hoje, o COI é responsável por operar o sistema da Muralha Digital com as câmeras OCR e as câmeras DOMEs do monitoramento urbano.

A equipe do COI de Atibaia é formada por guardas civis municipais e quatro policiais militares que integram o efetivo, o que garante cobertura 24 horas no monitoramento do município e agiliza a comunicação entre todas as forças de segurança, além do atendimento das ocorrências.

Conforme a Secretaria de Segurança Pública de Atibaia, a empresa que opera o sistema de monitoramento no município está em quatro estados brasileiros e em 55 cidades, com todos esses sistemas interligados.

“O sistema de monitoramento de Atibaia já contribuiu muito para a redução dos índices de criminalidade no município e ainda vamos continuar investindo em Segurança Pública, uma prioridade para o nosso governo. Estamos sempre atentos às novas tecnologias e soluções para expandir e modernizar essas ferramentas à disposição da segurança em nossa cidade”, ressaltou o prefeito Emil Ono.