Atibaia tem feriado de Corpus Christi na quinta-feira

Unidade de Saúde do Alvinópolis estará aberta para vacinação contra Covid-19 com agendamento; serviços administrativos da Prefeitura não vão funcionar.

A próxima quinta-feira, 3 de junho, é feriado municipal em Atibaia em celebração ao dia de Corpus Christi, e a sexta-feira, dia 4, é ponto facultativo, conforme decreto da Prefeitura da Estância de Atibaia. Os serviços administrativos da Prefeitura não vão funcionar nestes dias, mas a Unidade Básica de Saúde Antônio de Pádua Alonso, no Alvinópolis, ficará aberta na quinta-feira até 13h para vacinação contra Covid-19, apenas por meio de agendamento. Na sexta-feira, todas as unidades de saúde estarão fechadas.

Algumas cidades, como São Paulo, anteciparam em março o feriado de Corpus Christi para reduzir a circulação de pessoas em um momento de piora nos índices da pandemia de Covid-19, mas não foi o caso de Atibaia, que manteve o feriado em junho.

A celebração de Corpus Christi foi criada no século XIII. A expressão significa, em latim, “corpo de Cristo” — referência direta àquilo que a data celebra: a instituição da eucaristia, a presença de Jesus Cristo na hóstia consagrada. Ocorre anualmente na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. No Brasil, o Corpus Christi é um feriado facultativo e pode ser municipal. Isso significa que cada município deve estabelecer, através de decreto, se será ou não feriado.