Rede de Ensino de Atibaia celebra Semana Municipal do Brincar

Neste ano, por conta da pandemia, objetivo é explorar as brincadeiras dentro de casa. Haverá vídeos com depoimentos dos adultos, live sobre contação de histórias e entrega de brinquedos nas creches.

De 24 a 28 de maio, Atibaia comemora a Semana Municipal do Brincar com diversas ações propostas pela Secretaria de Educação que visam promover a valorização do brincar, reforçando a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento físico e emocional pleno das crianças e dos jovens. Assista pelo link https://www.youtube.com/prefeituradaestanciadeatibaia .

A iniciativa faz parte da Semana Mundial do Brincar, coordenada pelo movimento mundial “Aliança pela Infância”, e se tornou política pública em Atibaia com a criação da lei nº 4.468, de 28 de novembro de 2016, que incluiu a Semana no calendário da cidade. Neste ano, o tema é “Casinhas das Infâncias”. Como a pandemia impossibilita as brincadeiras nas praças e a reunião de muitas pessoas, a ideia é explorar as brincadeiras dentro de casa. Quem nunca brincou de casinha, de faz de conta ou de cabana?

Valorizar a casa e as tradições do brincar em família, das brincadeiras, cantigas e jogos passados de geração em geração é a proposta desta Semana Municipal do Brincar. A Rede Municipal de Ensino vai promover ações em comemoração e valorização do BRINCAR. As escolas desenvolverão propostas presenciais e remotas para as crianças e famílias, dentro do Planejamento Semanal dos professores.

Programação Geral:
De 24/05 a 28/05 – Exibição de vídeos com depoimentos de gestores da Rede Municipal sobre sua memória de brincadeira de infância e de vídeos de contação de histórias produzidos pelas professoras inscritas no Projeto Prata da Casa, da Secretaria de Educação. Assista pelo link https://www.youtube.com/prefeituradaestanciadeatibaia

25/05 às 18h – Live: Descubra como contar histórias – uma conversa sobre a prática de contar histórias em casa ou na escola. Local: Canal do Youtube da Ciranda Cultural e Plataforma de Ensino Remoto.

26/05 – Início da entrega de móveis infantis de madeira (com inspiração na Abordagem Pikler) para todas as Creches Municipais e Creches Comunitárias.