Ex-secretária de Educação de Atibaia é reeleita presidente da Undime SP

“Temos inúmeros desafios pela frente, como a garantia da segurança e qualidade de vida dos profissionais da educação, alunos e famílias”, disse Márcia.

Na tarde de quinta-feira, 29, Márcia Bernardes, ex-secretária de Educação de Atibaia e atual Secretária de Educação de Mairiporã, foi reeleita presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime SP) para o biênio 2021/2023. Bernardes já ocupa o cargo desde o fim de 2019, quando o então presidente, Luiz Miguel Garcia, DME de SudMennucci/ SP, se afastou para assumir integralmente a gestão nacional da Undime. Celso Fernando Iversen, DME de Porto Feliz/ SP, é o novo vice-presidente.
O processo eleitoral, conduzido pelo assessor jurídico da seccional, Silvio Graboski, aconteceu remotamente, pelo ZOOM, e contou com a participação do presidente nacional da Undime, Luiz Miguel Garcia, e de centenas de gestores educacionais paulistas que votaram favorável pela nova diretoria executiva, conselho fiscal, Conselho Nacional de Representantes e delegados. A cerimônia também teve a participação da equipe de trabalho e de parceiros da iniciativa privada.
“Como é de conhecimento de todos, Undime significa união. União, unidade, uno, único, de tornar um só… todos nós, juntos, fazemos parte de um grupo que tem a finalidade de ser único, mas, ao mesmo tempo, plural e democrático. E isso nos faz forte a cada dia”, comentou a presidente reeleita.
Márcia lembrou que os últimos meses foram desafiadores e de muito trabalho. “Os tempos têm sido difíceis, especialmente nos últimos meses. No Brasil, se não lutarmos constantemente e se não vigiarmos, nossas conquistas são perdidas ou ficam esquecidas, por isso estamos sempre atentos e vigilantes. A Educação não parou e não pode parar!”.
“Temos inúmeros desafios pela frente, como a garantia da segurança e qualidade de vida dos profissionais da educação, alunos e famílias. Além disso, em 2021, temos o desafio de ampliar o acesso à educação, busca ativa escolar dos alunos evadidos pela pandemia e outros fatores; alfabetização na idade certa, que é até o 3° ano do ensino fundamental; formação de professores e profissionais da educação e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Paulista; valorização dos profissionais da educação e cumprimento da Lei do Piso Nacional; avaliação da educação básica, cumprimento dos Planos Nacional e Municipal de Educação, entre tantos outros desafios”, completou.
Luiz Miguel, presidente nacional da Undime foi eleito membro do Conselho Nacional de Representantes e aclamado como titular do Pólo de Pereira Barreto. Garcia, que já presidiu a seccional paulista por dois mandatos, diz ter muito orgulho da Undime São Paulo e reafirmou a importância do trabalho de referência realizado no estado.
“A Undime São Paulo desempenha um papel fundamental na educação do estado e no país. A força de liderança desempenhada pela seccional serve de inspiração para as demais. Hoje, dos 645 municípios paulistas, 525 são associados à Undime São Paulo e isso demonstra seu poder de articulação e força de liderança”, completa.
Além da eleição e posse, durante a cerimônia, a seccional fez a apresentação, prestação e aprovação de contas da última gestão (2019/2020) e a apresentação e deliberação do plano de trabalho.
Agora, o novo biênio da diretoria executiva também é composto por Marcelo Batista, vice-presidente das regionais do Interior (DME de Votuporanga); Lélia Hartmann, vice-presidente das regionais da Grande São Paulo (DME de Francisco Morato); Maria Thereza Cyrino, secretária de Coordenação Técnica (DME de Jacareí); Angelita Ortolan, secretária de Articulação (DME de Cordeirópolis); Denize Jacob, secretária de Finanças (DME de Brejo Alegre); André Luis de Francesco, secretário de Assuntos jurídicos (DME de Limeira); e Silvana Souza, secretária de Comunicação (DME de Araçatuba).
Fonte: Undime São Paulo