Atibaia mantém taxa de isolamento média em 40%

Taxa está um pouco acima de cidades vizinhas com restrições mais rígidas, como Bragança Paulista.

O Atibaiense – Da redação

O monitoramento do Governo do Estado de São Paulo mostra Atibaia com taxa de isolamento na faixa dos 40% aos 42% durante os dias de semana, subindo para média de 45% a 49% aos finais de semana, desde que começaram as medidas mais restritivas, em 6 de março.
A primeira semana de restrições chegou a apresentar taxa de 44% durante a semana e de 53% no dia 28 de março (a maior deste ano). Durante o feriado de Páscoa, o isolamento também aumentou. Nesse período, até mesmo supermercados foram proibidos de abrir.
No dia 2 de abril, sexta-feira Santa, a taxa foi de 47%, que subiu para 48% no sábado e chegou a 51% no domingo de Páscoa. Nesta segunda-feira, dia 5, quando começou uma flexibilização maior, com permissão para entrega de mercadorias nas portas dos estabelecimentos, o isolamento ficou em 41%, mesma média registrada no período em que comércio permaneceu fechado. Os dados disponibilizados são até esta quarta-feira, dia 7. A taxa manteve-se em 41%.
Comparado com março de 2020, quando começaram as medidas restritivas relacionadas à pandemia, a taxa de isolamento caiu. Quando tudo fechou pela primeira vez na cidade, a média era de 54% a 56%, indo para 60% aos fins de semana, especialmente aos domingos.
Essa taxa, porém, foi caindo ao longo dos meses de pandemia, com a flexibilização das atividades e também com a diminuição dos cuidados da população.
Dezembro, por exemplo, manteve taxas médias de 37%, que subiu para média de 38% a 40% entre janeiro e fevereiro. Em março, com mais restrições, não houve adesão maior ao isolamento, já que crescimento ficou na faixa de 1% a 3% superior às médias anteriores.
As cidades da região também não estão mantendo taxas altas de isolamento. Mesmo em Bragança Paulista, onde as restrições são maiores que Atibaia, a média fica em 38% a 39% durante a semana, chegando ao máximo de 49% no domingo de Páscoa. Essa semana, sem que comércio pudesse abrir as portas ainda, a taxa ficou em 39%, inferior à de Atibaia, com atendimento na porta.
Itatiba também tem apresentado taxa de isolamento inferior à registrada em Atibaia, chegando a 45% no domingo de Páscoa e média de 37% a 38% durante a semana desde meados de março.

VACINAÇÃO
A taxa de vacinação também tem sido monitorada pelo Governo do Estado de São Paulo e Atibaia está entre as melhores da região com relação à população total do município.
Único município cuja proporção de vacinados com a primeira dose com relação à população total é maior que Atibaia é Joanópolis, que já vacinou o equivalente a 13,3% da população com a primeira dose (1.778 pessoas).
Atibaia já vacinou 12,8% da população, com 18.379 pessoas com a primeira dose. Com a segunda dose (que não entra na porcentagem) são mais 7.965 pessoas, totalizando 26.344 doses até a última atualização, às 12 horas de quinta-feira (8).
Bragança Paulista vacinou com a primeira dose o equivalente a 12,3% da população, seguida de Piracaia com 11,5%, de Nazaré Paulista com 10,5%, Itatiba com 9,8%, Jarinu com 9,7%, Bom Jesus dos Perdões com 8,1% e Mairiporã com 7,6%.