Governo de SP publica licitação para o Programa Novas Vicinais

Iniciativa apoiada por Edmir Chedid terá R$ 576,1 milhões na primeira fase.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) publicou na terça-feira, 02, no Diário Oficial do Poder Executivo, o edital para a contratação das empresas que serão responsáveis pela recuperação das estradas vicinais. A iniciativa contempla a primeira fase do Programa Novas Vicinais – como definido pelo Poder Executivo –, com orçamento estimado em R$ 576,1 milhões.

O programa terá início no segundo semestre deste ano, conforme o cronograma instituído pelo Departamento. “A licitação seguirá até o dia 05 de abril. Por isso, a expectativa é de que as obras e os serviços tenham início já a partir de junho”, comentou o deputado Edmir Chedid (DEM), que defendeu a implantação do programa na Assembleia Legislativa (Alesp).
O parlamentar explicou que no total serão 53 lotes. Os valores unitários estão determinados na planilha orçamentária detalhada pelo DER. “Apesar da responsabilidade pela manutenção pertencer aos municípios, o governo estadual decidiu implantar o programa para contribuir com a melhoria da malha rodoviária estadual. Há muita expectativa nesse programa”, afirmou.
Na maioria dos casos, as estradas vicinais contempladas nesta primeira fase são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola. “Os municípios não possuem recursos para a manutenção destas estradas vicinais. Por isso, nos últimos anos, tenho enfatizado a importância do apoio do governo estadual para garantir a melhoria da qualidade das vias”, completou.
Estradas Vicinais
A primeira fase beneficiará as estradas EV MOR 354, entre Monte Mor e Campinas (Aeroporto de Viracopos – lote 1); EV Fioravante Carlotti, que interliga o Distrito Industrial à SP-095 (Rod. João Beira), em Pedreira (lote 3); EV 374, no Bairro dos Macucos, em Valinhos (lote 4); e a EV Antonio Carlos Magno, entre Serrado e Santa Cruz dos Lopes, em Itararé (lote 8).
Também serão contempladas as vicinais EV Lucas Nogueira Garcez, em Jacareí (lote 20); EV Prefeito João Zacchi e EV Adolfo João Traldi, em Cabreúva (lote 37); EV do Cipó, entre Embu-Guaçu e São Paulo (lote 39); EV 062-240, entre General Salgado e São João de Iracema (lote 40); e EV 040, que interliga Brotas a São Pedro (Patrimônio de Santo Antonio – lote 50).