Espaços esportivos, públicos e particulares, devem estar fechados durante fase vermelha emergencial

Para lembrar e reforçar proibições em vigor, Prefeitura de Atibaia instalou faixas nos espaços esportivos públicos do município.

Atibaia está na fase vermelha emergencial do Plano São Paulo de combate à pandemia, adotada pelo Governo do Estado em meio ao crescente número de casos e óbitos por Covid-19 em todo o território paulista. As novas medidas estão em vigor na cidade desde a última segunda-feira (15) e seguem até 30 de março (se não houver novas determinações do Governo Estadual).

Nesse período estão suspensos os atendimentos presenciais de todas as atividades e estabelecimentos comerciais de qualquer natureza que não sejam essenciais, a exemplo de academias e demais espaços esportivos, públicos e particulares (inclusive quadras). Além disso, parques também estão totalmente fechados ao público.

Com o objetivo de lembrar e reforçar essa proibição em vigor, a Prefeitura da Estância de Atibaia instalou faixas nos espaços esportivos públicos do município. Os alertas podem ser vistos no Complexo Esportivo do Trabalhador (onde ficam os ginásios Elefantão e Elefantinho); nos módulos esportivos dos bairros São Felipe, Imperial, Maracanã e Tanque; nas diversas academias ao ar livre distribuídas pela cidade; no Complexo Esportivo do Campo Santa Clara; na pista de skate e no ginásio do Atibaia Jardim; na quadra de areia do Jardim Alvinópolis (Av. Maria Alvim Soares); entre outras áreas esportivas de responsabilidade da Prefeitura no município.

Também há faixas proibindo aglomerações em espaços públicos como o lago do Jardim dos Pinheiros; a arena do Centro de Convenções; a esquina da Praça Guanabara; a esquina do estacionamento do Mercadão; e a Praça da Amada; entre outros pontos públicos que costumam contar com expressiva circulação ou permanência de pessoas.

Além disso, a Prefeitura providenciou um comunicado à população via carro de som que circulará pela cidade lembrando e reforçando a todos que estão proibidas atividades esportivas e aglomerações em espaços públicos e particulares do município.

Com regras que devem ser observadas por todos os municípios paulistas – sob pena de responderem judicialmente conforme recomendação da Procuradoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo – a fase vermelha emergencial estipulou medidas mais restritivas, inclusive toque de recolher das 20h às 5h em todo o Estado, com recomendação para circulação restrita em vias públicas e fiscalização ampliada até as 5h.

É importante que as medidas preventivas à Covid-19 implantadas desde o início da pandemia, como evitar sair de casa, uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos, continuem sendo seguidas com rigor. Assim como observado em todo o país, Atibaia também vem registrando um aumento preocupante no número de casos e óbitos pela Covid-19 neste ano, e a ocupação de leitos do sistema público de saúde na cidade e na região atingiram 100%. O momento, portanto, é de muita atenção e cuidado redobrado na prevenção à Covid-19.