Atibaia aparece em lista das 115 cidades de SP que correm risco de falta de oxigênio

Levantamento feito Cosems foi divulgado nesta quarta (24). Governo do estado reconhece aumento da demanda, mas descarta risco de desabastecimento.

Ao menos 115 cidades de São Paulo, entre elas Atibaia, correm risco de abastecimento de oxigênio, de acordo com um levantamento divulgado na quarta-feira (24) pelo Conselho de secretários municipais de Saúde do estado (Cosems-SP)

Desde o início de março, a entidade tem monitorado junto às secretarias de Saúde a situação do oxigênio gasoso. Esta última investigação destacou um aumento de 61 municípios pela demanda do insumo. A pesquisa identificou o estado crítico em 177 unidades de saúde, ou seja, os serviços possuem suprimento para menos de uma semana.

Na segunda-feira (22), o governo do estado disse que São Paulo registrou um aumento acima de 40% na demanda pelo produto, mas descartou o risco de desabastecimento de oxigênio. A gestão João Dora (PSDB) anunciou a instalação de uma usina de oxigênio em Ribeirão Preto, no interior do estado, em parceria com a Ambev, e informou que mobiliza a iniciativa privada para ampliar a produção e a distribuição de oxigênio. Os fornecedores teriam garantido o abastecimento do produto.

Fonte: G1

Foto: Uol