Municípios da região pedem retomada das discussões sobre APA Cantareira

A reunião foi promovida pelo deputado estadual Edmir Chedid.

Os representantes dos municípios inseridos no Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental – APA Sistema Cantareira –, instituído pelo Decreto 65.244, elaboraram um documento ao governo estadual solicitando a retomada urgente das discussões diante dos prejuízos provocados em Atibaia, Bragança Paulista, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Piracaia e Vargem.

O material é resultado de reunião promovida pelo deputado Edmir Chedid (DEM), em Bragança Paulista, com prefeitos, vice-prefeitos, secretários e diretores municipais, que demonstraram preocupação com as medidas restritivas impostas pelo Decreto 65.244. “Estes representantes estão bastante preocupados com a medida e seus impactos sobre a economia”, ressaltou o parlamentar.

O documento afirma que o Plano de Manejo gera impactos negativos nas formas que envolvem o uso e a ocupação do solo dos municípios, assim como na implantação e ampliação de atividades e de empreendimentos imobiliários. “A intenção é que o governo estadual possa ouvir as propostas a fim de amenizar a preocupação e os problemas aos municípios”, complementou.

Edmir Chedid declarou ainda que, de acordo com os representantes dos municípios, a suspensão imediata do Decreto 65.244 será a única alternativa ao agravamento da crise econômico-financeira que se instalou na Região Bragantina. “O Decreto estadual chega a inviabilizar inclusive os empreendimentos imobiliários em processo de aprovação nos municípios”, disse.

 

Reunião

A reunião promovida pelo deputado Edmir Chedid contou com a participação dos prefeitos de Joanópolis, Adauto de Oliveira; de Mairiporã, Walid Ali Hamid (Aladim); de Nazaré Paulista, Murilo Pinheiro; de Piracaia, Silvino Cintra; e de Vargem, Leodécio Alves de Lima (Léo Alves). Bragança Paulista foi representada pelo vice-prefeito Amauri Sodré. Nesta semana, os representantes dos municípios voltarão a se reunir para discutir outras estratégias.