Casarão Julia Ferraz tem exposição virtual do Clube Atibaiense de Fotografia

Foto de Franceli Miquelanti na exposição do Clube Atibaiense de Fotografia no site do Casarão Julia Ferraz.

Nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, o Casarão Julia Ferraz inaugura a exposição online “A casa é sua…também”, em que fotografias de dez artistas atibaienses nos convidam a conhecer, habitar e  imaginar o Casarão Julia Ferraz através do tempo. O olhar sensível de Alline Nakamura, Eli Obis, Flavio Pillegi, Franceli Miquelanti, Geder Abrahão, Gláucia Pantaleão da Silva, Isabel Almeida, Kathya Silva, Odila Húngaro Pantaleão e Raisa Cesar nos conduz por histórias, memórias e afetos sobre a casa ícone da cidade, sua resistência e permanência.

A exposição faz parte da programação online do Casarão Julia Ferraz que aposta no formato virtual como alternativa para seguir com suas ações culturais em tempos de Covid-19, e acontece em seu site até o dia 22 de março. O Clube Atibaiense de Fotografia, que neste ano completa 30 anos e pelo qual já passaram mais de 200 fotógrafos, reúne amadores e profissionais de todas as faixas etárias e diferentes níveis de conhecimento para aprender, trocar, evoluir e curtir intensamente a fotografia.

O evento é realizado pela AsPAS – Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz e é contrapartida do Projeto Estabilização Estrutural do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz/ Casarão Julia Ferraz contemplado pelo Edital de Chamamento Público no 01SJDC/FID/2017 do FID – Fundo Estadual dos Interesses Difusos da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.

Sobre o Casarão Julia Ferraz

O Casarão, também chamado Solar do Coronel Manoel Jorge Ferraz é patrimônio histórico e arquitetônico localizado em Atibaia. Foi construído por volta de 1776 e foi moradia de gerações de políticos do Partido Liberal no século XIX. Foi reconhecido como patrimônio histórico e arquitetônico do Estado de São Paulo com tombamento pelo CONDEPHAAT em 1975. Funciona como espaço cultural independente desde então, promovendo espetáculos de música, dança e teatro, exposições de artes visuais, fotografia, artesanato, palestras e visitas monitoradas. Também desenvolve projetos de educação patrimonial, contribui com estudos, pesquisas e trabalhos sobre a preservação do patrimônio cultural, e promove palestras e visitas monitoradas para a comunidade e estudantes de escolas públicas. Foi certificado como Ponto de Cultura federal e teve seu trabalho premiado pelo Ponto de

Cultura estadual.

Sobre a AsPAS (Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz)

A AsPAS, responsável pela gestão do Casarão Julia Ferraz, desenvolve um trabalho educativo de conscientização sobre a importância do patrimônio histórico e de promoção e divulgação do trabalho de artistas de Atibaia e região. Entre outras certificações e premiações, foi contemplada pelo edital do FID – Fundo dos Interesses Difusos e está realizando a estabilização estrutural do Casarão Julia Ferraz.

 

A exposição é gratuita e pode ser vista no link:

https://casaraojuliaferraz.com/a-casa-e-sua-tambem-clube-atibaiense-de-fotografia/