Carnaval On-line revive as grandes tradições de Atibaia

Inúmeras pessoas assistiram às entrevistas, documentários, shows e reprises de forma segura e responsável.

O Carnaval On-line de Atibaia teve nota 10 nos quesitos tradição, memórias e segurança. Devido à pandemia, a Secretaria de Cultura optou por realizar um Carnaval diferente em 2021, criando um acervo on-line sobre as maiores tradições carnavalescas da cidade. Inúmeras pessoas puderam prestigiar as apresentações, shows, entrevistas, reprises e documentários pelo canal oficial da Prefeitura no Youtube.

Fizeram parte da programação todos os eventos, blocos e escolas de samba que integram o Carnaval tradicional, como Grito de Carnaval, Bloco do Caveira, Bloco do Zé Pereira, Esportistas de Atibaia, Acadêmicos do Cerejeiras, Mocidade da Vila, Independência, Bloco Dançando Pela Terra, Acadêmicos do Tatuapé, Bonecões, Marchinhas e concursos de fantasia, entre outros.

“Este ano, o Carnaval teve o propósito de resgatar e reviver as tradições dos carnavais de rua e mostrar, com depoimentos de pessoas que fizeram parte de toda a história do carnaval de Atibaia, que a nossa cidade tem uma das folias mais importantes da região”, destacou a secretária de Cultura, Glória Diniz.

A secretária ainda ressalta que algumas das apresentações foram feitas com recursos da Lei Aldir Blanc, que tem o objetivo de auxiliar trabalhadores da área cultural durante a pandemia, já que o setor de eventos foi um dos mais prejudicados economicamente. Dessa forma, além de exaltar o Carnaval de Atibaia e promover o distanciamento social, a programação de 2021 também teve o objetivo de valorizar os artistas locais.

Todo o material gravado para a programação formou um acervo permanente sobre o Carnaval de Atibaia na internet, que pode ser utilizado por estudantes e pesquisadores no futuro. As entrevistas, documentários e shows estão disponíveis em www.youtube.com/prefeituradaestanciadeatibaia .