Região vai ganhar mais 15 leitos de UTI para ampliar retaguarda contra Covid

Reforço foi anunciado pelo governo do Estado após cobrança do deputado Edmir Chedid; região passa a ter 46 vagas de terapia intensiva.

O governo do Estado vai montar mais 15 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com Covid-19 no Circuito das Águas. A medida foi anunciada pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, após reunião na capital com o deputado Edmir Chedid (DEM) e prefeitos da região. As cidades de Amparo, Lindóia e Serra Negra já se colocaram à disposição para receber os novos leitos. Com o reforço, a região passará a ter 46 vagas de UTI para Covid-19. São 10 no Hospital Universitário São Francisco (HUSF), 10 no Hospital Novo Bragantino, 6 na Santa Casa de Bragança e 5 na Santa Casa de Socorro. “A pandemia ainda não acabou. O reforço da nossa retaguarda, com esses novos leitos de UTI, dará mais segurança à região”, disse Edmir Chedid.

Contratação

Segundo o secretário Marco Vinholi, a expectativa é que a instalação dos leitos seja definida já nos próximos dias. Presente na reunião, o prefeito de Amparo, Carlos Alberto (MDB), disse que a cidade possui estrutura para receber as novas vagas – mais especificamente, na Santa Casa Anna Cintra e no AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Os prefeitos de Lindóia, Luciano Lopes (PSDB), e Serra Negra, Elmir Chedid (DEM), também se dispuseram a abrigar os leitos. “Vamos, agora, repassar todas essas possibilidades à Secretaria de Saúde. Independentemente do local escolhido, o mais importante é que a região não ficará sem os novos leitos”, afirmou Marco Vinholi.

Vacina contra Covid

O secretário também destacou os esforços do governo para a campanha de vacinação contra a Covid-19. Segundo ele, as prefeituras da região devem começar a receber ainda nesta semana agulhas e seringas. Depois, as vacinas produzidas pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac. “Estamos muito confiantes”, disse Vinholi. A campanha tem início previsto para o próximo dia 25. Na primeira fase, que vai até o fim de março, serão imunizados profissionais de saúde, idosos, indígenas e quilombolas, totalizando cerca de 9 milhões de pessoas. Em audiência virtual da Assembleia Legislativa no fim do ano passado, o secretário de Saúde Jean Gorinchteyn disse que a meta é vacinar toda a população do Estado até julho.