Emil anuncia secretariado e primeiras ações de governo

O prefeito eleito Emil Ono toma posse nesta sexta-feira, dia 1º, ao lado do vice-prefeito Fabiano de Lima e define as prioridades do início de mandato.

O Atibaiense – Da redação

O prefeito eleito Emil Ono, o vice-prefeito Fabiano de Lima e os 11 vereadores tomaram posse ontem, dia 1º de janeiro, em cerimônia restrita no Cine Itá Cultural. Em entrevista exclusiva a O Atibaiense nesta terça-feira (29), Emil falou sobre o novo secretariado e especialmente sobre as prioridades do novo governo.
Neste início de mandato, Emil ressaltou que há algumas questões que receberão atenção maior. Uma delas é a pandemia, que não terminou e demanda ações do Poder Executivo, como a possibilidade de locação de leitos de UTI. “A oferta de leitos está menor que a demanda. Governo do Estado diminuiu o número de leitos de nossa região, que era 40. Estamos conversando para aumentar. Também estamos em conversa para possível locação de três leitos em Socorro. Estão dispostos a locar e nós estamos estudando maneira de fazer essa locação para ter a retaguarda”.
Emil disse que Prefeitura continuará com ações de fiscalização e conscientização e pediu a colaboração da população.
A Educação é outra área que terá prioridade logo no início do mandato, já que é anunciada a volta às aulas em fevereiro já no formato presencial. Emil conta que haverá reuniões com toda a equipe da Educação ainda em janeiro para definir os protocolos sanitários e para que todos possam ter retorno às aulas com mais tranquilidade.
A retomada econômica também está na lista de prioridades. “Cidade só é próspera se a população tem emprego e renda. Então temos um plano de recuperação econômica. Criamos um plano para atrair grandes empresas para Atibaia com o objetivo de gerar bons empregos e salários. Já temos várias empresas grandes conversando para a vinda”, anunciou.

OBRAS
As obras em andamento no município vão continuar e seguirão os cronogramas de entrega. No caso do Hospital Municipal, que tem a construção sendo debatida na Justiça, Emil diz estar tranquilo com relação à continuidade da obra. “O juiz concedeu pedido liminar em uma ação de paralisação da obra para prefeito e empresa se explicarem. Quando entrar no mérito, perceberá que não houve problemas no método de contratação. É um método novo, de locação de ativos. Atibaia teve coragem de fazer essa locação de ativos. Não é à toa que governo do estado de Roraima nos procurou para conhecer todos os detalhes de como fizemos. O Banco do Brasil deu seguro garantia. O banco não daria seguro garantia de uma obra dessa se o processo licitatório fosse irregular. Na hora que entrar no mérito, tenho certeza que vamos continuar com a obra. Atibaia merece um hospital como esse. Atibaia cresceu muito e a Santa Casa não comporta mais. Precisa dar um passo maior e a locação de ativos foi a melhor opção que encontramos”, explicou.

CARGOS E SECRETARIADO
Neste final de 2020 a Prefeitura precisou acatar decisão do tribunal de Justiça e exonerar 116 cargos comissionados. Os funcionários concursados designados para funções em comissão também tiveram que retornar para cargos originais.
O novo governo começa sem a possibilidade de contratação de cargos comissionados, com exceção dos secretários municipais. Para Emil, essa decisão judicial não deve prejudicar o início do governo.
“Prefeitura vai funcionar bem com os funcionários concursados, até resolver a questão das contratações dos comissionados. Creio que temos bons funcionários e todos vão se empenhar para a população ser bem atendida.”
Emil deve encaminhar para a Câmara Municipal um projeto de lei com nova estrutura de cargos comissionados, que atenda a todos os requisitos legais e não gere questionamentos na Justiça. “Expectativa é ter projeto até meados de janeiro para envio para a Câmara”, contou, acrescentando que talvez não haja necessidade de sessão extraordinária para votação, já que o Legislativo volta do recesso na primeira semana de fevereiro.
Sobre o secretariado, Emil comentou que definiu os nomes junto com o vice Fabiano de Lima. Confira as pastas e os respectivos nomeados para o próximo mandato:
Chefe de Gabinete
Marcelo Martiniano Bernardes Ouvidor Geral
Marcos Henrique de Melo
Procurador Geral
José Benedito da Silveira
Administração
Jairo de Oliveira Bueno
Agricultura
Jorge Matsuda
Assistência e Desenvolvimento Social
Magali Pereira Gonçalves Costato Basile
Comunicação
Viviane Cocco
Cultura
Maria da Glória Carvalho Ribas Diniz
Desenvolvimento Econômico
Silvio Ramon Llaguno
Educação
Eliane Doratiotto Endsfeldz
Esportes e Lazer
Vanderlei Bocuzzi Teixeira
Governo
Sidney de Oliveira Poloni
Habitação
Wagner de Jesus Casemiro da Silva
Justiça
Luiz Benedito Roberto Toricelli
Mobilidade e Planejamento
Urbano
André Picoli Agatte
Obras Públicas
Daniel Carreiro de Teves
Planejamento e Finanças
Paulo José Rossi
Recursos Humanos
Carlos Américo Barbosa
da Rocha
Saúde
Sonia Cristina de Carvalho;
Segurança Pública
Décio Aparecido Mora
Serviços
Ricardo Henrique Freire Vieira;
Turismo
Bruno Perrotta Leal
Superintendência da SAAE
Fabiane Cabral da Costa Santiago

SAÚDE
Emil falou ainda na entrevista sobre a questão da Saúde no município. Um dos problemas enfrentados é a falta de médicos. Segundo o prefeito eleito, existe dificuldade dos médicos chamados por concurso público ficarem nos cargos devido aos salários. Emil conta que houve ocasiões de chamarem 12 médicos e nenhum permanecer no cargo.
A questão salarial é o que pesa na decisão dos profissionais, segundo o novo prefeito. “Não aceitam por causa do valor. O salário de um médico concursado é de R$ 10 mil a R$ 12 mil por mês. Em um plantão de 12 horas em um hospital privado, esse médico recebe em média R$ 1.500,00. Então o que acontece é que o médico vem, começa a trabalhar e desiste. Não fica”.
Emil diz que novo governo deve verificar a possibilidade de terceirizar as contratações de médicos para sanar o problema.
Ainda falando de Saúde, Emil diz que nova equipe de governo já vem debatendo a vacinação contra a Covid-19. O Governo do Estado tem anunciado que vai iniciar a vacinação em 25 de janeiro. “Saindo a vacina da Covid-19, Atibaia estará preparada para vacinar a população. Serão necessárias muita disciplina, muita organização para fazer, mas temos condições de aplicar. Existe a possibilidade de parcerias com as escolas técnicas de enfermagem de Atibaia, para que alunos, com supervisão de profissionais, apliquem a vacina. Também já recebemos contato de muitos dentistas que aceitam colaborar, já que são profissionais capacitados para aplicação. É uma operação complicada, são duas doses em período de 15 a 20 dias. Mas se o Governo do Estado enviar as doses para toda a população de Atibaia, nós damos um jeito de vacinar toda a população”, destacou.
O novo prefeito finalizou destacando que o lema de campanha será levado a sério. “Queremos Atibaia seguindo em frente de maneira organizada, sabendo o que queremos e onde queremos chegar”.