Aromaterapia contra o estresse da Covid-19

Priscila Torres

Já sabemos que o estresse diminui nossa imunidade, também sabemos que o fator imunidade alta é super importante no caso de contágio da Covid-19, pois quanto melhor e mais alta estiver nossa imunidade, melhor resposta nosso organismo dará aos tratamentos.
Mas sabendo que o estresse diminui a imunidade, como podemos contribuir para que nosso organismo mantenha-se estável nessa época que estamos vivendo?
A Aromaterapia é um método simples e seguro que pode reduzir o estresse através da inalação de alguns óleos essenciais, em um hospital britânico é usado inaladores nasais para pacientes com câncer antes de uma radioterapia (Stringer & Donald, 2011), tratamentos longos como uma hemodiálise renal pode ser suavizado com uso dos óleos essenciais (Heath & Lewis, 2008), e vários outros estudos já foram feitos principalmente com o uso do óleo essencial de Lavanda (Lavandula angustifolia).
Nos casos da Covid-19, estamos vivendo um período onde pacientes, médicos e enfermeiros já estão fadigados, pelo tempo que estamos vivenciando tudo isso, pela ansiedade na espera de respostas e vários outros motivos. Então nesse momento, sugiro que quem estiver vivenciando isso em casa ou no trabalho, faça uso do óleo essencial de Lavanda (Lavandula angustifolia), no colar aromático pingando de uma a duas gotas no algodão e colocando no orifício do colar, na massagem com um óleo vegetal, puro na sola dos pés, uma a duas gotas no travesseiro, no difusor de ambiente, etc. O óleo essencial de Lavanda tem na sua composição química propriedades terapêuticas capazes de diminuir o estresse, ansiedade, angústias, medos, espasmos nervosos, insônias e etc. Não existe contraindicações para o uso desse óleo, porém para uso corporal sugiro que seja diluído.
Desejo calma e serenidade nesse período de incertezas. Abraços aromáticos e até breve!

Priscila Torres, da Trilha dos Aromas, é Aromaterapeuta e Perfumista Botânica