Profissionais da Educação recebem treinamento sobre protocolo de saúde em Atibaia

Funcionários estão sendo orientados sobre como proceder quando as aulas presenciais voltarem, embora ainda não haja previsão de retorno.

Preocupada com o retorno seguro das aulas presenciais na cidade de Atibaia, a Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, está realizando treinamentos para funcionários e representantes do setor para alinhar o protocolo sanitário de combate à Covid-19, mesmo ainda sem previsão da volta às atividades presenciais nas escolas.
De acordo com decreto Nº 9.358, publicado no final de outubro, a Prefeitura de Atibaia manteve a suspensão das aulas presenciais na educação infantil e no ensino fundamental nas redes municipal, estadual e particular até 31 de dezembro, e autorizou o retorno facultativo das aulas presenciais no ensino superior, ensino médio e educação de jovens e adultos, desde que respeitadas as regras de saúde e com apenas 30% do total de alunos.
A partir deste treinamento, os gestores e funcionários poderão fazer as adequações dos prédios escolares para que as crianças retornem com segurança. Cada unidade escolar vai elaborar seu próprio protocolo para o retorno às aulas presenciais, específicos à sua realidade estrutural e organizacional, mas baseado no protocolo municipal.
No treinamento, os representantes da Educação estão sendo orientados sobre como proceder com os alunos, com os funcionários, uso dos EPIs, questões como merenda, entrada e saída dos alunos, como se comportar em sala de aula. Foram treinados cerca de 1.500 funcionários, incluindo responsáveis pelo transporte escolar e merendeiras, que foram divididos em grupos de 60 pessoas para respeitar as regras de distanciamento social.
Os treinamentos começaram em 14 de outubro e terminam em 6 de novembro, com representantes das escolas particulares. Cerca de 25% dos funcionários de cada sessão de treinamento foram testados para saber se tiveram contato com o vírus, uma vez que este estudo é importante para projetar novas ações de enfrentamento ao Coronavírus na Rede Municipal.