“Negros de Atibaia” é tema de exposição no Centro Cultural André Carneiro

Abertura de mostra fotográfica organizada pelo coletivo Negra Visão  acontecerá no dia 20 de novembro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

No dia 20 de novembro de 1695, Zumbi dos Palmares, o último líder do maior e mais conhecido dos quilombos do Brasil, foi assassinado por tropas coloniais numa emboscada. O líder quilombola foi decapitado e teve a cabeça exposta em praça pública, para servir de exemplo a outros negros que ousassem se rebelar contra a escravidão. Entretanto o legado de Zumbi atravessou os séculos e o seu grito de resistência continua ecoando, tornando-se mais forte todo dia 20 de novembro, dia nacional da Consciência Negra. Em Atibaia, a data que celebra o orgulho da identidade negra será marcada pela abertura da mostra fotográfica “Negros de Atibaia”, no Centro Cultural André Carneiro.

A convite da Secretaria Municipal de Cultura, a exposição foi organizada pelo coletivo atibaiense “Negra Visão” e traz fotos de moradores da cidade que se autodeclaram pretos/negros em situações e locais diversos, tendo em comum o fato de serem retratos do orgulho e poder negro. A mostra procura dar visibilidade ao povo negro de Atibaia e se insere no trabalho de conscientização e empoderamento promovido pelo coletivo na cidade.

O grupo “Negra Visão” busca apoiar os negros no resgate e fortalecimento de suas raízes, valorizando e restaurando suas origens ao destacar o protagonismo negro, o que poderá ser visto na exposição: “não se poderá mais negar ou ignorar nossa presença nesta cidade. Estamos aqui. Somos parte do passado, da construção deste País, do seu presente e do seu futuro”.

Devido à pandemia de COVID-19, a visitação à exposição acontecerá pelo lado externo do prédio: as 80 fotos que compõem a mostra ficarão expostas nas portas e janelas de vidro do Centro Cultural André Carneiro. A abertura da mostra fotográfica que “existe para que os negros se vejam e para que as pessoas vejam como somos lindos e onde estamos” acontece no próximo dia 20 de novembro, às 17h. A exposição fica em cartaz até o dia 20 de dezembro.