Atibaia autoriza aula presencial na educação superior e ensino médio

Volta às aulas é facultativa e com 30% dos alunos; educação infantil e ensino fundamental continuarão com as atividades presenciais suspensas até 31 de dezembro.

A Prefeitura de Atibaia autorizou o retorno facultativo das aulas presenciais no ensino superior, ensino médio e educação de jovens e adultos, desde que respeitadas as regras de saúde contra a Covid-19 e com apenas 30% do total de alunos, ao mesmo tempo em que manteve a suspensão das aulas presenciais na educação infantil e no ensino fundamental nas redes municipal, estadual e particular até 31 de dezembro.

Segundo decreto Nº 9.358, publicado em 30 de outubro, as instituições de ensino que optarem pelo retorno das atividades presenciais deverão enviar, via Protocolo Digital de Documentos, o conjunto de medidas sanitárias adotadas. Cada unidade escolar vai elaborar seu próprio protocolo para o retorno às aulas presenciais, específicos à sua realidade estrutural e organizacional. No entanto, os protocolos específicos de cada unidade não poderão ser menos rígidos do que as regras elaboradas pela Comissão Municipal de Planejamento. Além disso, funcionários e profissionais da Educação deverão receber treinamento para a implantação e aplicação dos protocolos.

O município de Atibaia vem realizando treinamento com funcionários e profissionais da Educação para adequação de medidas de higiene que serão adotadas no ano que vem. Na próxima sexta-feira (6) haverá treinamento dos protocolos com todas as escolas particulares.

Durante o mês de novembro haverá reavaliação da situação da Covid-19 em Atibaia, podendo haver alterações nas medidas previstas neste último decreto. Por enquanto, as unidades escolares vinculadas à rede municipal deverão manter o plano de ação voltado ao aperfeiçoamento do ensino não presencial até o final do ano letivo de 2020, com o objetivo de oferecer ensino de qualidade para os alunos matriculados.

As aulas presenciais na cidade de Atibaia foram suspensas em março por causa da pandemia de Coronavírus, e, desde abril, a Secretaria de Educação está utilizando o sistema remoto de aprendizagem na rede municipal, com a publicação de atividades semanalmente de forma virtual e também através de material impresso, aos alunos que não têm acesso à Internet.