Santa Casa de Atibaia recebe doação de 7.500 litros de solução desinfetante

Estudo comprova a eficácia do desinfetante, que elimina o SARS-CoV-2, causador da Covid-19, em apenas 60 segundos.

Na foto estão Leonardo Pinto e Giovanni Júnior da LANXESS IPEL, e Letícia Pinheiro, da Santa Casa de Misericórdia de Atibaia.

A LANXESS, empresa de especialidades químicas, está doando 75 quilos do desinfetante VirkonTM, eficaz contra o coronavírus SARS-CoV-2, para a Santa Casa de Misericórdia de Atibaia. Após a diluição, serão gerados 7.500 mil litros de solução desinfetante, que pode ser usada para desinfetar superfícies e equipamentos rígidos de hospitais.

Em todo o Brasil, a LANXESS está doando um total de uma tonelada do produto concentrado, que será destinada a hospitais e autoridades de saúde. Além de Atibaia, o material será entregue para hospitais da rede pública dos municípios de Boituva, Itu, Porto Feliz, no interior do Estado de São Paulo, Santos, no litoral paulista, e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. A divisão foi estabelecida tendo como critério a presença física da companhia no Brasil. Em todo o mundo, já foram doados um total de dez toneladas do desinfetante VirkonTM para autoridades e instituições públicas de 13 países.

O desinfetante de amplo espectro VirkonTM demonstra eficácia extremamente rápida contra o vírus SARS-CoV-2. Essa é a conclusão de um estudo recente que a LANXESS encomendou ao laboratório de análise independente Microbac Laboratories Inc., seguindo a ASTM E1053-20 e guias 810.200 e 810.2200 da EPA OCSPP 2018, métodos de teste em conformidade com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), para produtos destinados à desinfecção de vírus em superfícies.

O VirkonTM possibilitou a inativação rápida e completa do vírus SARS-CoV-2. A solução preparada na taxa de diluição de 1:100 inativou o vírus em apenas 60 segundos.

Dados de eficácia correspondentes devem ser fornecidos para desinfetantes que prometam combater o SARS-CoV-2. O Microbac é um dos poucos laboratórios de testes em todo o mundo que obteve certificação do CDC (Center for Disease Control), autoridade sanitária dos Estados Unidos, para realizar esses testes.

 

Como usar?

O VirkonTM é um desinfetante concentrado em pó, que deve ser diluído em água para aplicação em superfícies e equipamentos (exceto para dispositivos médicos). Portanto, pode auxiliar na mitigação dos riscos de contaminação de superfícies, como: maçanetas, mesas ou cadeiras durante as medidas de desinfecção em hospitais, clínicas e demais locais de atendimento à saúde.

 

VirkonTM no mundo

A unidade de negócios LANXESS Material Protection Products produz uma gama de tecnologias de desinfecção com base científica, sob as marcas Rely+OnTM e VirkonTM. No Brasil, o produto VirkonTM é distribuído pela B. Braun do Brasil e corresponde ao produto globalmente comercializado como Rely+On VirkonTM.

Para mais informações, acesse: http://www.virkon.com e https://coronavirus.lanxess.com/ .

 

Sobre a LANXESS

A LANXESS é uma empresa líder em produtos químicos especiais, com vendas de 6,8 bilhões de euros em 2019. Atualmente, a empresa possui cerca de 14.300 funcionários em 33 países. O principal negócio da LANXESS é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de intermediários químicos, aditivos, especialidades químicas e plásticos. A LANXESS está listada nos principais índices de sustentabilidade Dow Jones Sustainability Index (DJSI World e Europa) e FTSE4Good.