Atibaia decide manter suspensão das aulas por mais um mês

Definição foi baseada na consulta pública, na percepção de diretores das escolas estaduais e no parecer da Secretaria de Saúde.

A Administração Municipal decidiu manter a suspensão das aulas presenciais nas escolas públicas e particulares por mais um mês e, no decorrer do mês de outubro, voltará a avaliar a situação da pandemia de Coronavírus na cidade para determinar se é possível um retorno seguro dos alunos às escolas.

A decisão de não voltar com as aulas neste momento se baseou na percepção dos gestores educacionais, no respeito à consulta pública e, principalmente, no parecer da Secretaria de Saúde.  Na terça-feira (29) foi realizada uma reunião na Prefeitura com diretores de escolas estaduais de Atibaia para ouvir a realidade de cada escola e dialogar sobre as melhores soluções.

Os resultados da consulta pública realizada em agosto sobre o retorno das aulas presenciais na cidade mostraram que 89% dos pais e 84% dos professores da Rede Municipal são contrários à volta em meio à pandemia de Covid-19.

A Secretaria de Educação entende que é momento de focar as energias no ensino remoto com qualidade e na busca ativa dos alunos, além de fazer um planejamento consciente para o retorno das aulas, sem que alunos, profissionais e familiares sejam expostos a qualquer tipo de ameaça à saúde.

As aulas presenciais em Atibaia foram suspensas em março e, desde abril, a Secretaria de Educação está utilizando o sistema remoto de aprendizagem na Rede Municipal, com a publicação de atividades semanalmente de forma virtual e também através de material impresso, aos alunos que não têm acesso à Internet.