Professor de Atibaia tem artigo que será publicado em revista do Reino Unido

Paulo Malvasi, antropólogo de Atibaia e professor na Unifaat, é um dos autores do artigo científico “Integrating Youth Mental Health into Cash Transfer Programmes in response to the COVID-19 Crisis in Low- and Middle-income Countries”, aceito para publicação na The Lancet.
The Lancet é uma das revistas científicas mais prestigiadas do mundo. Publicada no Reino Unido, é particularmente significativa na publicação de textos sobre medicina e saúde pública. O artigo, cuja tradução seria “Integração da saúde mental juvenil em programas de transferência de renda em resposta à crise do Covid-19 em países de baixa e média renda”, analisa políticas de saúde mental e transferência de renda pelo mundo.
O artigo também discute, com dados epidemiológicos, quais os possíveis impactos para jovens que vivem na pobreza se os governos adotassem políticas de saúde mental, combinadasa políticas de transferência de renda. O texto focaliza situações de saúde mental durante a Covid-19 e demonstra que os países com políticas de saúde mental para jovens estão alcançando melhores resultados com relação a agravos relacionados à saúde mental.
Segundo o professor Paulo Malvasi, o artigo é resultado do projeto internacional Chances 6, sediado na London School of Economics, que tem como principal objetivo promover a compreensão da dinâmica entre pobreza e saúde mental em jovens, examinando o impacto de políticas de redução da pobreza na saúde mental, nas oportunidades de vida e no risco futuro de pobreza.
O professor Paulo Malvasi coordena a pesquisa qualitativa no Brasil, coletando e produzindo dados sobre o contexto de jovens das periferias, cujas famílias recebem o Bolsa Família, e analisando as potencialidades de políticas de saúde mental, articuladas à renda cidadã.