Tradicional subida de 1º de maio à Pedra Grande está proibida

Resolução do governo do Estado determinou o fechamento das unidades de conservação e a visitação ao Monumento Natural Estadual está suspensa devido à pandemia. Foto arquivo

Em cumprimento à resolução da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), que determinou o fechamento de todas as unidades de conservação do estado de São Paulo devido à pandemia de COVID-19, o Monumento Natural Estadual (MONA) da Pedra Grande, em Atibaia, está fechado desde o dia 21 de março. O acesso ao Parque Estadual do Itapetinga, que engloba a Pedra Grande e o sítio de voo do Clube Atibaiense de Voo Livre, está suspenso durante a quarentena, sendo proibida toda e qualquer visita à área, seja a pé ou de carro, inclusive na véspera e no feriado de 1º de maio.

A Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (Fundação Florestal) gerencia as ações no MONA e no Parque, fiscalizando e bloqueando o acesso dos visitantes. Diante da prorrogação do período de quarentena até o dia 10 de maio, determinada pelo decreto do governo do Estado, as unidades de conservação, parques urbanos e outras áreas de uso público permanecerão fechadas, o que inviabiliza neste ano a tradicional subida de 1º de maio à Pedra Grande.

Vale lembrar que a suspensão temporária da visitação faz parte do conjunto de medidas que vêm sendo tomadas no enfrentamento da pandemia que estamos atravessando e o descumprimento das determinações pode acarretar sanções legais. A colaboração da população neste momento é crucial e a recomendação ainda é para que as pessoas permaneçam em casa.

Mais informações na Fundação Florestal pelo telefone (11) 4402-3533, pelos e-mails monapedragrande@fflorestal.sp.gov.br e pe.itapetingal@fflorestal.sp.gov.br ou ainda pelo site.