Prefeitura lança edital emergencial para auxiliar artistas na quarentena

Apresentações, palestras e oficinas selecionadas farão parte do festival online “Culturar-te Atibaia em Casa”; Inscrições são gratuitas e começam nesta segunda (27).

 

 

A Secretaria Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Políticas Culturais (COMPOCAT) abrem nesta segunda-feira (27) as inscrições para o Festival “Culturar-te Atibaia em Casa”, que irá promover a apresentação via internet de artistas e produtores de cultura locais. A iniciativa faz parte das medidas emergenciais adotadas no enfrentamento do Coronavírus e tem como objetivo diminuir o impacto da pandemia no setor cultural de Atibaia: serão selecionados 38 projetos, disponibilizando o valor total de R$ 29.800,00. A inscrição, para apresentações individuais ou em grupo, é gratuita e poderá ser feita até o dia 10 de maio na plataforma digital “Atibaia Sem Papel” (após o cadastro na plataforma, registre um protocolo da inscrição selecionando o assunto “Festival Culturar-te Atibaia em Casa).

Podem participar da seleção profissionais da área cultural residentes em Atibaia há no mínimo 1 ano que dependam fundamentalmente da renda do seu trabalho artístico e estejam impossibilitados de exercer suas atividades. Gestores, técnicos (iluminação, montagem, cenografia etc.), escritores, designers, fotógrafos, videomakers, artesãos, artistas populares ou que desenvolvam trabalhos nas artes visuais, cênicas, música e dança, historiadores e antropólogos culturais podem inscrever apenas uma proposta, seja individual ou em grupo, numa das seguintes categorias: apresentação solo; apresentação, ao vivo ou gravada e editada, em grupos com até 3 ou com mais de 3 pessoas; palestras ou oficinas (videoaulas).

Com exceção das palestras e oficinas, cujas propostas devem contemplar dois módulos de 30 a 50 minutos, as demais apresentações precisam ter duração mínima de 50 minutos. Os vídeos poderão ser realizados com equipamento amador, como celulares e filmadoras, desde que apresentem qualidade mínima para apresentação online. É importante ressaltar que as apresentações não poderão acontecer com a presença de público e nas propostas de trabalho de grupos ou coletivos, o recomendável é que os encontros e reuniões sejam feitos de forma virtual. Não serão aceitas inscrições fora do prazo e a relação de documentos necessários para a inscrição e as especificações técnicas do material a ser apresentado constam no edital publicado na edição de sábado (25) da Imprensa Oficial.

As apresentações e videoaulas devem ter faixa etária livre e serão desclassificadas propostas com conteúdo que promova discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, gênero e/ou conteúdo político partidário. Buscando abarcar uma diversidade de temas, uma comissão de seleção irá escolher os 38 projetos que irão participar do Festival “Culturar-te Atibaia em Casa”, previsto para acontecer entre os dias 20 de maio e 20 de junho. A lista de selecionados será divulgada a partir do dia 13 de maio nos veículos de comunicação oficial da Prefeitura.