O LARGO DA MATRIZ

Gosto de vir aqui à Praça Claudino Alves ou, como o povo diz, Largo da Matriz, quando venho para esta minha terra natal.

Aqui estou eu de novo curtindo esta bela praça, o que aliás, costumo fazer sempre.

Certamente dirão meus leitores: mas o que você,  Luiz,  vai fazer nesta praça? Não tem nada de interessante para  ver nela.Mas que caretice!Essa praça não tem a menor graça.

Eu direi então..

Meu caro leitor: ela pode ser sem graça para você e para muita gente, mas para mim não é.

Atualmente esta praça está quase sempre deserta. So se veem pessoas  nela na hora da entradas e saída das missas eoutras cerimônias na Igreja Matriz. Bem diferente  de muito tempo atrás, décadas de  cinquenta e sessenta,  quando ela ficava lotada aos sábados e domingos à noite. Nessa época eu eraadolescentee costumava também vir aqui . Havia até footing no qual rolava  muita paquera. Rapazes e moças ficavam caminhando dando voltas em torno do jardim da praça. Com certeza.

muitos casamentos decorreram desse footing

Tanta coisa para ser contemplada nesta p0raça!

Importante aqui eu explicar o significado do verbo contemplar. Contemplar é

´se deter fixando seu olhar Por alguns minutos  em alguma coisa  importante para você, e passar a refletir sobre ela e a evocar fatos a ela relacionados.

Veja, caro leitor, o que contemplo nesta praça.

A sorveteria AO VALENTIN, onde tantas vezes vim e ainda venho saborear deliciosos sorvetes

O Centro Cultural André Carneiro, importante casa de cultura fundado recentemente,onde sempre há exposições e palestras e que tem como patrono um dos maiores artistas atibaienses.

Tem o Casarão dos Ferraz, que está infelizmente quase desmoronando. Mas que desleixo! Deixar essa belíssima obra

obra-prima construída no século XVIII ficar assim quase caindo, sustentada por toras de madeira.

Tem a igreja matriz, que tem por padroeiro São João Batista e que me faz evocar gratas recordações.Nela fui batizado, fui crismado , fiz minha primeira comunhão e fui Congregado Mariano.A quantas missas nela assisti!. Veja, caro leitor, como essa igreja é importante para mim.

Ah… estou me esquecendo de mencionar o Clube recrea9ivo Atibaiano, que frequentei tantas vezes na minha mocidade e que também evoca gratas lembranças.

O fato de eu achar interessante essa praça é devido ao fato de eu, quando a vejo, sempre procurar vê-la como se fosse a primeira vez. 

Daqu do Largo da Matriz é possível ver também a outra igreja de Atibaia , a do Rosário, que tem por padroeia a Noossa Senhora do  Rosário. E que eu muitas vezes a frequentei em uma ocasião quando a Igreja da Matriz estava passando por uma reforma.

Daqui dessa bela praça é possível ver avistar também, este bem à distância, um   monunento maravilhoso.  Que foi a natureza que presenteou a essa região. A belíssima Pedra Grande, verdadeiro cartão postal da cidade

Segundo a história Jerônimo de Camargo fundou Atibaia quando estava nessa praça. Provavelmente foi a Pedra Grande que ele daqui avistou que o inspirou  a fundar nessa região essa cidade que hoje tem …….

Ainda não está na hora de ir almoçar. Que bom! Assim eu posso continuar curtindo por mais algum tempo essa praça da qual tanto gosto!

Deixe uma resposta