Você quer descobrir o seu propósito de vida?

Agora que estamos em casa, distantes de locais e pessoas que estamos acostumados, e tentando nos adaptar a novas realidades criadas pela pandemia do coronavírus, pode ser um momento especial para se fazer uma pergunta presente na vida de pessoas e profissionais de sucesso: “Qual é o sentido da vida?”. A pergunta/abordagem foi feita pela PUCRS, a católica gaúcha, cujos boletins recebo em meu e-mail.
Há muitas respostas para esse questionamento, diz a universidade. E tem se tornado cada vez mais importante reconhecer o papel do autoconhecimento na resposta a essa pergunta. Nas suas dimensões físicas, emocionais, profissionais e espirituais, o autoconhecimento é fundamental para identificar forças e fragilidades, além de mapear habilidades e características de personalidade.
É assim que as pessoas chegam ao que realmente as deixam felizes e mais satisfeitas tanto pessoal quanto profissionalmente – além, é claro, daquelas outras instâncias que citei. Mas, afinal, como encontrar este tal sentido? A PUCRS separou algumas perguntas que podem ajudar: o que faz você feliz? Como as pessoas ao seu redor enxergam você? Quais são seus interesses e suas metas diárias? Você está satisfeito com as atividades que realiza? Quem está ao seu lado inspira você? Por quê?
Os benefícios para quem chega às respostas são inúmeros. Entre eles, estão realização e prosperidade profissional, além de mais qualidade de vida e bem-estar. Como disse o artista plástico Pablo Picasso, “o sentido da vida é encontrar seu dom. O propósito da vida é compartilhá-lo”.
E quantas pessoas conhecidas decidiram compartilhar suas expertises para que outros pudessem crescer? Por exemplo, profissionais reconhecidos mundialmente na área da Saúde, como Martin Seligman, Suzana Herculano-Houzel, Wendy Behary, Mahek A. Shak e Paul Bloom. Ou ainda, em outras áreas: Camila Farani, Robert Cialdini, Daniel Goleman, Geraldo Rufino, Cris Arcangeli e Ricardo Viana Vargas, em Gestão e Negócios; Daniel Kahneman, Gustavo Cerbasi e Alexandre Assaf Neto, em Finanças; Leandro Karnal e Domenico De Masi, em Educação; Salim Ismail e Ricardo Cappra, em Tecnologia; Gilles Lipovesky, Djamila Ribeiro e Olgária Matos, em Humanidades; Marcelo Tas e Philip Kotler, em Comunicação; Adrian Raine, em Direito; Bela Gil e Alex Atala, em Gastronomia. E quem mais, caro leitor?

Deixe uma resposta