Com 413 casos registrados, população deve intensificar os cuidados em relação à Dengue

A Secretaria de Saúde de Atibaia informa à população para a chegada do período de maior incidência de casos de Dengue. É com o verão e altas temperaturas que aumenta a transmissão destas arboviroses, ou seja, doenças transmitidas por insetos.
São realizados mutirões e visitas domiciliares em bairros específicos, pela equipe de fiscalização da Administração Municipal. As ações acontecem, normalmente, no período da manhã e no período da tarde e a vistoria é feita em pontos estratégicos.
A Secretaria de Saúde e equipe de vigilância realiza monitoramento nas residências e terrenos para orientar ou identificar focos de larvas do mosquito da Dengue. Em 2019 foram registradas 636 notificações de Dengue, 413 foram confirmadas e 214 descartadas.

Causas
O mosquito Aedes aegypti se domicilia com facilidade, dessa forma, cada indivíduo tem papel fundamental na prevenção quanto à proliferação. É essencial evitar focos de água parada no ambiente do lar e também no entorno, como em quintais e áreas comuns de edifícios.

Sintomas
Os principais sintomas da doença são: febre; dor de cabeça; dores musculares; mal-estar; dor ao movimentar os olhos; falta de apetite e manchas vermelhas pelo corpo.

Prevenção
É importante eliminar água parada como possíveis criadouros, visto que o mosquito precisa de água parada para se reproduzir. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, bem como mosquiteiros.

Deixe uma resposta