Escritora atibaiense Anna Luiza realiza lançamento de livro publicado em Atibaia na capital do Ceará

A Cartilha Pronto ou não, lá vou! nasce no município em parceria com o PETI e alça novos horizontes em ação do MPT do Ceará.

 

 

“Para que nos tornemos capazes de avançar na luta pelos direitos de crianças e adolescentes, é preciso que demos um passo emergencial: incluí-los no debate. Em razão deste fito, nasce a Cartilha Pronto ou não, lá vou eu!, que busca a promoção do controle social e da ocupação dos espaços da rede de proteção aos moldes da emancipação sócio política dos meninos e meninas brasileiros. Através dela, enquanto poderosa ferramenta de articulação entre pares, damos o pontapé inicial da contextualização do trabalho infantil – seu conceito, riscos e consequências – em contato com as salas de aula, projetos sociais e lares do nosso público alvo.” – as aspas compõem parte fundamental da fala ministrada pela escritora e colunista do Jornal O Atibaiense, Anna Luiza, durante o Lançamento (na sexta feira 22) da obra supracitada, ocasião sediada pelo Ministério Público do Trabalho do Ceará, em Fortaleza, também parceiro da publicação, aliado à Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará e ao CONAPETI (Comitê Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil).
A um primeiro olhar, a Cartilha é um livro infantil – ilustrado pelo publicitário Gabriel Hernandes – que convida seu público a refletir sobre o que concerne à atividade laboral precoce sem evadir seu lugar comum, a infância. Em contrapartida, a uma leitura mais atenta, percebe-se o tom de sensibilização e mobilização para a denúncia que o Livro, publicado originalmente pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Atibaia em ação parceira com o Espaço Crescer, oferece. Através de linguagem lúdica e prática, além de informativa e dialógica, a Cartilha orienta crianças e adolescentes sobre seu papel fundamental de denúncia e aprendizado sobre o chamado sistema de garantia de diretos.
A partir de plano de ações estratégicas do Ministério, a obra foi lançada durante o III Encontro Cearense de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, ocasião em que mais de trezentos jovens receberam seus exemplares, que serão instrumento fundamental de multiplicação do debate em seus municípios. O Encontro reuniu membros dos Comitês Municipais de dezenas de cidades cearenses, fomentando a discussão propositiva de políticas públicas para a proteção aos direitos dos meninos e meninas do território.
“Observando o campo da infância, há uma escassez preocupante na seara da literatura, teatro e música no que diz respeito à conteúdos que pautem os direitos humanos, de maneira ainda mais acentuada na linha de violência contra crianças e adolescentes. E o trabalho infantil é uma violência capaz de ceifar características elementares do período infante, descrito constitucionalmente por sua condição peculiar de desenvolvimento. Neste sentido, a Cartilha Pronto ou não, lá vou eu! vem na contramão ao apresentar com ludicidade um tema tão duro e, o mais importante e surpreendente, o expõe a partir da narrativa de uma criança.” – conta o Procurador do Trabalho do Estado do Ceará, Dr. Antônio de Oliveira Lima, principal parceiro da nova edição e idealizador do PETECA (Programa de Erradicação ao Trabalho Entre Crianças e Adolescentes). Aliado a este posicionamento, o Procurador Geral do Trabalho, Alberto Balazeiro declarou a importância da magistratura brasileira ampliar seu olhar e atuação para o diálogo com o público prioritário do sistema de garantia de direitos e se colocou a disposição para integrar pró ativamente o movimento.
Anna Luiza firmou compromisso com o estado do Ceará para que seu trabalho no Projeto Os Cinco Passos – ferramenta de cidadania itinerante que fundou em 2015 e hoje atua em quatorze estados brasileiros em contato com quatrocentas mil crianças e adolescentes – e suas publicações tornem-se imprescindíveis aliadas para o PETECA, especificamente no recorte do resgate à infância de crianças trabalhadoras precoces. Para alcançar tal fito, o trabalho já começou e, durante sua estadia no estado nordestino, a jovem percorreu agendas na Assembleia Legislativa e em municípios parceiros do Programa, para descentralizar o polo de ações e, como o título do programa propõe, não deixar a peteca cair.

Deixe uma resposta