Exposição apresenta poesias esculpidas em madeira por artista local

Exposição do artista Alex Barbosa que já tem alcance internacional acontece no Cine Itá Cultural, em Atibaia de 24 a 09 de março.      
A partir do dia 24 de fevereiro o espaço Cine Itá Cultural, em Atibaia (SP), recebe a exposição individual “Do resto ao gesto”, do artista e poeta Alex Barbosa.
      Natural de Atibaia, Alex iniciou os estudos em luthieria (construção de instrumentos musicais) em 2016, por intermédio de um curso técnico profissionalizante oferecido gratuitamente pela Prefeitura, após mais de 15 anos atuando como padeiro em sua cidade. “Comecei a estudar as madeiras neste curso, quando fui convidado a construir um violão. Fiz o curso básico, médio e o de instrumentos inusitados. Enxerguei nesta oportunidade uma chance de profissão”, recorda o artista. “A arte nasceu para mim da necessidade de trabalhar. Sou músico, compositor e poeta desde criança e a madeira me deu a chance de externar a poesia já aflorada dentro de mim”, conta. “Esta exposição em minha terra natal é uma forma de mostrar para as pessoas que um esforço simples por parte da Prefeitura serviu para formar um artista”, conta Barbosa, que é representado pela WG galeria de São Paulo e tem trabalhos vendidos em todo país e no exterior.
      Na luthieria, Alex – também conhecido e festejado nas redes sociais como “Tio Árvore” – esculpia violões, violas, cavaquinhos e diversos outros instrumentos. Com os pedacinhos de madeira que sobravam começou despretensiosamente, sua pesquisa com entalhes. “Ele não queria perder nada”, comenta o arquiteto e curador da exposição André Weigand, que acompanhou (juntamente a esposa Mariana) o desenvolvimento de Alex de artesão para artista. “Com o tempo, além dos instrumentos, ele começou a dar forma a esculturas, vasos e miniaturas. Tudo com madeira reaproveitada, resgatada e garimpada. Para fazer o seu primeiro violão, inclusive, ele utilizou as madeiras da cama do pai”, completa André sobre o instrumento que também estará exposto na mostra individual.
      Para Mariana Weigand, amiga, arquiteta, artista e curadora da mostra, esta será uma oportunidade de visitar e conhecer um recorte da trajetória de Barbosa. “A exposição está sendo montada em um salão amplo, com trabalhos de diversas fases do artista. A fase dos mares, das baleias, dos autômatos, miniaturas e vasos. Vamos também simular uma oficina, com suas ferramentas bem peculiares, incluindo um banco especial que o Tio Árvore usa para esculpir suas obras” comenta. Além disso a exposição – que conta com o apoio da Prefeitura de Atibaia, por intermédio da Secretaria da Cultura – apresentará uma instalação feita com tecidos, aquarela e madeiras e os instrumentos musicais criados pelo artista.
      Para Alex Barbosa “Do resto ao gesto” reúne trabalhos poéticos que ajudam a refletir sobre o que é reciclável, utilizando madeiras que foram retiradas do descarte para virar arte. “Meu objetivo é dar valor a tudo o que as árvores representam, esculpindo obras que ganham histórias diferentes a cada interação, a cada observador que as encontra”, finaliza o artista que também ministra oficinas para crianças e adultos com deficiência em diversas instituições e escolas da região.
      A exposição “Do resto ao gesto” terá abertura no dia 24 de fevereiro, às 18h e segue até 09 de março. O Itá Cultural fica na Rua Visconde de Rio Branco, 51, no centro de Atibaia. A entrada é gratuita.
Serviço:
“Do resto ao gesto” no Itá Cultural
Abertura 24 de fevereiro, às 18h
De 25 de fevereiro a 09 de março
Onde: Rua Visconde do Rio Branco, 51 – Centro – Atibaia
Outras informações no WhatsAPP: +55 11 98791-9379 (WG galeria)
Site: wggaleria.com
Instagram: wg.galeria
Email: s.crisgenaro@wggaleria.com