Com atuação independente na Câmara, Ana Beathalter assume pré-candidatura a prefeita por Atibaia

Felipe Betschart
Assessor Parlamentar

O nome de Ana Beathalter é um dos mais falados quando o assunto é política atibaiense, principalmente em relação à atuação na Câmara Municipal. A vereadora do Partido Renovação Democrática (fusão do Patriota com PTB), vem sendo reconhecida por sua posição considerada independente, e rumores davam conta de que seria pré-candidatura a prefeita de Atibaia, até que, há poucos dias, a própria vereadora confirmou essa posição, apesar de não ter dado detalhes sobre sua possível chapa.
Na Câmara Municipal, a vereadora registrou neste ano um volume substancial de proposituras e documentos voltados ao trabalho de fiscalização das ações do Executivo (Prefeitura) e em pedidos de melhorias e serviços. São mais de 100 requerimentos ao prefeito e 190 indicações registrados em 2023, além de seis projetos, seis emendas, oito moções, além de dezenas de ofícios. “O vereador tem que assumir uma postura independente para poder cobrar as autoridades. O prefeito e sua equipe precisam saber que seu trabalho precisa ser correto e eficiente, porque tem quem esteja acompanhando seus passos. Além disso, pode contribuir com o Executivo por meio da identificação e sugestão de soluções para os diversos problemas da cidade”, pontuou Beathalter.
Para a vereadora, um dos maiores desafios da política local é a independência de atuação. “Na República temos os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, criados para serem independentes. O papel do Legislativo não é só fazer e aprovar leis, mas fiscalizar. Posicionei-me diversas vezes sobre os problemas do transporte coletivo, a vinda acelerada de empreendimentos para a cidade sem que ela esteja devidamente preparada, sobre as falhas inadmissíveis em serviços básicos, como a Saúde e tantos outros. O foco do vereador precisa ser esse, ser o fiel da balança nas discussões políticas, visando sempre o melhor para a população. Não pode, ou deveria, se omitir ou votar em conluio para agradar grupos ou partidos”.
A pré-candidata a prefeita de Atibaia acredita que há espaço para uma nova forma de fazer política, com mais diálogo e mais ações voltadas à população, principalmente as pessoas que mais precisam. Despontando como nova liderança política, Ana Beathalter se sente preparada para novos desafios: “Trilhamos um caminho diferente e mostramos que é possível, sim, mudar alguns conceitos. Queremos uma política sem amarras, com transparência e debate de ideias, priorizando o diálogo com a população”.