Complexo Esportivo para o Idoso é inaugurado no Atibaia Jardim

Antiga “Piscina do Cabral” foi reformada e é mais um espaço na cidade a incentivar saúde, bem-estar e convívio social na terceira idade.

 

Em mais uma ação que demonstra o compromisso com a saúde e a qualidade de vida dos idosos, a Prefeitura de Atibaia inaugurou na segunda-feira, 11 de dezembro, o Complexo Esportivo para o Idoso “Jean Madeira” – um equipamento aquático ligado ao Ginásio de Esportes Dr. José Aparecido Ferreira Franco, no bairro Atibaia Jardim, oferecendo um novo espaço para práticas esportivas e convivência para a terceira idade.

Com um investimento de mais de R$ 1,7 milhão em recursos próprios, a Prefeitura reformou a antiga “Piscina do Cabral” e transformou o local em um complexo esportivo para receber os idosos. As obras do complexo incluíram a revisão de toda a piscina, aquecimentos e filtros; a revisão de todo o telhado; uma passarela ligando o prédio da piscina ao estacionamento do ginásio; um elevador para a sala multiuso; e ampliação para construção de uma sala de pilates.

“Comecei a nadar nesta piscina aos 60 anos, participei dos Jogos da Terceira Idade desde o primeiro e em todos eu peguei medalha. Tenho um monte de medalhas. Isso é bom para o ego, é bom para a saúde, é bom para tudo”, contou Marlene Latini, de 87 anos. “Acho muito bom que a Prefeitura se preocupe com a terceira idade. Já passou o tempo da terceira idade ficar fazendo crochê, agora é participar das atividades, e a Prefeitura está oferecendo isso para nós.”

complexo-idoso1

Marlene Latini, 87 anos, e Maura Gianoni, 88 anos

 

O complexo foi batizado em homenagem a Jean Madeira, que coordenou a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, período em que beneficiou Atibaia em diversas ações de apoio, especialmente na luta de jovens contra as drogas. Ele também foi eleito vereador da cidade de São Paulo em 2012 e faleceu vítima de Covid-19 em março de 2021.

Referência no cuidado ao idoso
Atibaia é referência no cuidado à pessoa idosa, com os programas Atibaia Ativa e Raimunda Moura para Parkinsonianos, pelos quais recebeu diversos prêmios. Em outubro, a Prefeitura entregou a ampliação da Academia da Saúde, local que oferece uma série de atividades gratuitas, no bairro Jardim Cerejeiras, incluindo o Programa Raimunda Moura, e passou a contar com o Programa de Alzheimer e outras demências.

Além disso, o Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), no Alvinópolis, oferece diversas atividades destinadas a esse grupo: pilates, yoga, artesanato, canto coral, percussão, dança de salão, dança sênior, viola caipira, violão, universo on-line, jogos de mesa, capoeira e Tai Chi Chuan. As atividades deste ano no CCTI foram encerradas na terça-feira (12) e em 2024 voltam a todo vapor, incentivando o convívio social e o desenvolvimento pessoal. Para participar é necessário ter mais de 60 anos, ir pessoalmente ao CCTI de segunda a sexta, das 9h às 12h ou das 13h às 16h, portando os seguintes documentos: cartão SUS, comprovante de endereço, comprovante de vacinação de COVID-19, RG, CPF, atestado médico liberando para atividades recreativas, além de deixar um telefone de contato para emergência.

complexo-idoso

Na área esportiva, a Prefeitura oferece cerca de dez modalidades gratuitas aos idosos, como atletismo, coreografia, voleibol adaptado (masculino e feminino), natação e jogos de mesa, que incluem jogos tradicionais como tranca, damas, buraco, dominó, sinuca e truco. Equipamentos públicos também foram renovados com o objetivo de garantir a segurança e a comodidade dos idosos.

Recentemente, a Prefeitura de Atibaia lançou oficialmente o Programa Municipal de Transferência de Renda aos Idosos (PMTRI), que tem o objetivo de promover a participação ativa dos idosos na recepção e acolhimento da população que usufrui de espaços públicos municipais. A ação garantirá aos idosos participantes o recebimento mensal de meio salário mínimo a título de bolsa-auxílio, além de seguro pessoal providenciado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. As atividades incluem atendimento ao público por quatro horas diárias em espaços nas secretarias de Cultura, de Turismo, de Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social.