6° Festival de Handebol da rede municipal de ensino de Atibaia reúne 520 crianças no Ciem II

Natação também é destaque junto a alunos da rede municipal,com 1.200 crianças atendidas em 2023 por meio do Projeto EMA.

A Prefeitura de Atibaia, por meio das secretarias de Educação e de Esportes e Lazer, realizou o 6° Festival de Handebol da rede municipal de ensino, nos dias 11 e 12 de dezembro, no Centro Integrado de Educação Municipal – Ciem II – Prof. Dr. Orlando Gigliotti, no Jardim Imperial. O festival reuniu 520 estudantes, entre meninos e meninas, do 5° ano de cada uma das 26 escolas municipais de Ensino Fundamental.

Hand1

O formato do evento permite que todas as escolas joguem em conjunto e recebam o mesmo tipo de medalha pela participação. O handebol é uma modalidade esportiva jogada em equipe, em que a bola deve ser conduzida e arremessada somente com as mãos.

Hand2

“Estou achando muito legal, são várias escolas competindo, é muito divertido, uma experiência única”, disse Manuela da Silveira, aluna da E.M. Maria Helena Faria Ferraz.

Hand4

Os professores que fazem parte do projeto Handebol de Atibaia realizaram a arbitragem dos jogos e também ajudaram a promover a modalidade junto aos alunos da rede municipal, com divulgação dos horários dos treinos que acontecem no ginásio do Atibaia Jardim. De acordo com a Secretaria de Educação, a ideia é fomentar a modalidade do handebol entre as crianças, além de gerar o hábito da prática esportiva nessa faixa etária.

Natação
Além do handebol, a natação também movimenta a rede municipal de ensino por meio do Projeto Escolas Municipais de Atibaia (EMA) de natação, que somou mais de 1.200 crianças atendidas em 2023.

O Projeto, que oferece aulas gratuitas de natação para crianças de 8 a 11 anos da rede municipal de ensino, encerrou as atividades em 2023 no último sábado (9), com a 4ª etapa do Circuito de Natação, na piscina coberta e aquecida do Ciem II – Prof. Dr. Orlando Gigliotti, no Jardim Imperial.

Ao longo do ano, o Projeto EMA atendeu mais de 1.200 crianças das 26 escolas municipais de Ensino Fundamental. A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura de Atibaia, por meio das secretarias de Educação e de Esportes e Lazer, em parceria com a A3 (Associação Aquática de Atibaia).

A atividade aquática acontece no contraturno escolar, nas piscinas do Ciem I Prof.ª Elizete Rodrigues, no Jardim Terceiro Centenário, e do Ciem II (Jd. Imperial). Ao longo de 12 anos, o Projeto EMA já atendeu mais de 15 mil crianças.