Secretaria de Saúde explica prazo sobre a segunda dose da vacina contra Covid-19

Diante das dúvidas sobre o intervalo de aplicação da primeira e segunda dose da vacina contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde de Atibaia esclarece que esse prazo é de até quatro semanas para a CoronaVac, podendo até passar deste período, e ressalta que o município depende do envio de doses do Estado de São Paulo para aplicar as vacinas.
Foi também o Estado que determinou as prioridades dos grupos que vão ser vacinados, não cabendo, portanto, ao município decidir quem vai ser imunizado.
“Nós não podemos pegar vacina para o idoso de 90 anos e dar para o de 70. O próprio Estado estabeleceu as prioridades. Nós só podemos aplicar a segunda dose quando nós recebermos a segunda dose”, disse a dra. Rita Bergo, médica da Vigilância Epideomológica de Atibaia.
Atibaia iniciou a vacinação contra o Coronavírus em 21 de janeiro, com profissionais da linha de frente contra a doença, que começaram a tomar a segunda dose da vacina depois que a cidade recebeu, no último dia 10, mais 3.150 doses da CoronaVac.
Outros profissionais da saúde, como os que atuam em clínicas, consultórios particulares, farmácias e laboratórios, receberam a primeira dose no Centro de Convenções nos dias 5 e 8 de fevereiro, e estão dentro do prazo das quatro semanas para tomar a segunda dose. A Secretaria Municipal ainda não recebeu as doses referentes a esses profissionais e espera que esta liberação ocorra na próxima semana.
Na sexta-feira (26), o município de Atibaia recebe um total de 1.719 doses da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca e retomou a vacinação para os idosos nesta segunda-feira (1o de março), incluindo o início da imunização para a faixa etária de 80 a 84 anos.