ACIA 75 anos: parabéns pra você

Cumprimentos do CEJUSC de Atibaia à sua nova e importante parceira institucional.

Rogério A. Correia Dias (*)

Tive a honra de participar – quinta-feira, 30 de novembro – do jantar de comemoração dos 75 anos da prestigiosa Associação Comercial e Industrial de Atibaia (ACIA).
Realmente, assentada na bravura de homens da grandeza de Atílio Russomano, seu memorável fundador, e de tantos outros que o sucederam, é notável sua luta em defesa da valorosa classe empresarial de Atibaia.
São, pois, exatamente três quartis de século de esforços empreendidos em prol dos comerciantes e industriais locais, todos ele que hoje contam com uma estrutura profissionalizada de apoio ao desenvolvimento de seus negócios.
É de gente assim – brava, corajosa, com disposição para o trabalho – que o país precisa.
A propósito, tendo presente que são sempre devidos honra a quem honra e respeito a quem respeito – nas palavras de Paulo, Apóstolo (Romanos, 13:7) –, gostaria de prestar minha homenagem à classe empresarial local, por todos, às pessoas de seus presidentes Geraldo Daré, Alessandro Roncoletta e Rubens Carvalho.
O primeiro – Doutor Geraldo Daré (2010/11 e 2012/13) – por haver sido, como é público, um dos mais dedicados presidentes da história da ACIA, razão, aliás, do louro e das palmas ontem merecidamente recebidos de seus pares.
Sua dedicação à causa da respeitável classe que integra, aliás, é permanente: até hoje ele auxilia, ensina, prepara mesmo, se necessário, os novos dirigentes da entidade.
O segundo – Alessandro Roncoletta (2018/19 e 2020/21) – porque, sendo severamente desafiado pela pandemia da em sua gestão, negociou com o Poder Público a flexibilização das normas relativas ao fechamento do comércio local.
Não fosse seu empenho – fato ontem publicamente reconhecido pelo Prefeito Municipal Emil Ono –, e muitas empresas, como se tem convicção, teriam encerrado suas atividades.
E o terceiro – Doutor Rubens Carvalho (2021/23) – porque não apenas deu continuidade à obra de seus antecessores, mas ampliou os quadros associativos à expressiva razão de 60%.
Tal ampliação – de 500 para 800 membros – e, ainda, seu intenso trabalho para estimular o comércio local, marcaram indelevelmente sua firme e resolutiva direção.
Também merece destaque, por fim, o nome de quem sempre esteve – como está há muitos anos – ao lado de tais líderes, dando-lhes todo o suporte de que precisam.
Refiro-me, como é fácil identificar, à pessoa do estimado gerente da ACIA – Alessandro Soares –, cujo profissionalismo ora também se aplaude.
Por fim, prestada tal modesta homenagem, aproveito a oportunidade para agradecer a aliança celebrada em agosto último entre a ACIA e o Poder Judiciário, com ela que ampliamos o rol de mantenedores do CEJUSC local.
Tal departamento de justiça – a ser reinaugurado dentro de alguns dias – está à disposição de todos, inclusive para dar tratamento, por meio do diálogo, de questões relacionadas à eventual inadimplência dos consumidores.
Que possamos, assim, como estimo, caminhar juntos, lado a lado, em benefício da comunidade.
Parabéns, portanto, a todos os ilustres dirigentes – de hoje e de sempre – desta honrada associação, ela que é corresponsável pelo brilho com que se destaca nossa querida Atibaia no cenário econômico do Estado de São Paulo e do Brasil.

(*) Juiz de Direito da 3ª Vara Cível de Atibaia e Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) local.