Atibaia participa de evento sobre tendências e inovações para Smart Cities

Presença em evento de Nova Petrópolis (RS) foi importante para manter a cidade atualizada sobre as mais recentes inovações em tecnologias para o desenvolvimento urbano inteligente.

Classificada pelo Ranking Connected Smart Cities 2023 entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, Atibaia segue aprimorando conhecimento e discutindo soluções e tendências sobre o tema. De 22 a 24 de novembro, servidores municipais estiveram em Nova Petrópolis (RS) para participar de mais uma edição do Smart Cities Park, que reuniu gestores públicos, representantes de entidades e empresas líderes do mercado da inovação e da tecnologia para explorar tendências e inovações e o desenvolvimento econômico dos municípios.

A participação de Atibaia no evento foi uma oportunidade valiosa para absorver conhecimentos e experiências compartilhadas, com o objetivo de manter a cidade atualizada sobre as mais recentes inovações em tecnologias para o desenvolvimento urbano inteligente.

O Smart Cities Park focou em estratégias para utilizar tecnologias, especialmente a inteligência artificial, visando aprimorar a qualidade de vida dos cidadãos e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico, com ênfase em sustentabilidade e eficiência urbana. Diversos tópicos foram abordados, desde a implementação de governos digitais até a governança participativa para cidades inteligentes, soluções tecnológicas para redução do consumo de recursos naturais, eficiência energética, mobilidade urbana, preservação ambiental, além de discutir sobre inteligência artificial na gestão pública e o impacto de negócios disruptivos no setor público.

Atibaia apresentou sua experiência bem-sucedida do Programa Atibaia Sem Papel com o aplicativo “1Doc Atendimento”, por meio do qual o munícipe, pessoa física ou jurídica, pode protocolar documentos e requisitar serviços de maneira digital, sendo possível contatar a Ouvidoria e solicitar mais de 700 serviços. O sistema economizou mais de 20 milhões de folhas de papel que não precisaram ser impressas, gerando economia, transparência e comodidade aos munícipes de Atibaia, que aderiram ao programa – atualmente são mais de 120 mil pessoas cadastradas no 1Doc, centralizando todos os serviços de atendimento na plataforma digital que pode ser acessada pelo site da Prefeitura.

A Prefeitura de Atibaia também aderiu ao Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT), do BNDES e, neste ano, criou um Grupo Especial de Trabalho para coordenar as ações do PMAT, envolvendo desenvolvimento e implantação do Projeto de Modernização Administrativa, Eficiência Energética e Promoção do Desenvolvimento Econômico e do Turismo.

A intenção do projeto é melhorar o atendimento à população com a disponibilização de mais serviços digitais e oferecer um cadastro unificado com todas as informações do munícipe nas áreas de Educação, Saúde, Social, Finanças e outras; diminuir a despesa de energia elétrica por meio da utilização de energia limpa, atendendo ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU nº 7 – Energia Acessível e Limpa; e atrair investidores que promovam o desenvolvimento econômico e turístico com a implantação do parque temático da “Cidade do Morango”.

 

Ranking Connected Smart Cities 2023

Atibaia foi classificada na 90ª colocação geral no Ranking Connected Smart Cities 2023, aparecendo entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. O município obteve suas melhores posições em Economia (15º) e Segurança (29º), mas também esteve na lista das 100 melhores em Meio Ambiente (51º), Governança (58º), Saúde (75º), Educação (82º) e Mobilidade (82º).

O Ranking Connected Smart Cities é um estudo elaborado pela Urban Systems e tem o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do país. Foram mapeados 656 municípios com mais de 50 mil habitantes. Também foram considerados 74 indicadores em 11 eixos temáticos, que atestam serviços inteligentes nas cidades, referentes aos segmentos de Mobilidade; Urbanismo; Meio Ambiente; Tecnologia e Inovação; Economia; Educação; Saúde; Segurança; Empreendedorismo; Governança e Energia.