Atibaia realiza mutirão de exames de colonoscopia e endoscopia

Serão realizadas 2.000 endoscopias e 1.500 colonoscopias ao longo do período de 12 meses, sendo 600 exames até o final do ano.

Atibaia iniciou uma série de exames de colonoscopia e endoscopia que serão realizados ao longo dos próximos meses, em mais uma iniciativa que busca zerar a fila de procedimentos de saúde no município e intensificar a prevenção, detecção e tratamento de doenças ou eventuais anormalidades no organismo.
Serão realizadas 2.000 endoscopias e 1.500 colonoscopias ao longo do período de 12 meses, sendo 600 exames até o final do ano, informou a Secretaria de Saúde de Atibaia, em uma ação importante para acelerar e zerar a fila destes procedimentos.
Endoscopia e colonoscopia são exames para investigação de doenças no sistema digestório. A endoscopia é capaz de identificar sinais de uma série de doenças muito comuns do trato digestório, como gastrites, esofagites e refluxo gastroesofágico, além de ajudar no diagnóstico de doenças mais graves, como hérnia de hiato e câncer de estômago. Já a colonoscopia é o principal exame recomendado pelos médicos para rastrear e prevenir o câncer colorretal, tumores que afetam o cólon (parte central do intestino grosso) e o reto (parte final do intestino grosso).
A Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando para reduzir a fila de espera de exames e consultas em Atibaia. Desde o ano passado, estão ocorrendo mutirões de diversos exames, procedimentos como vasectomia, laqueadura e colecistectomia, além de cirurgias.