X Simpósio Nacional do Morango: evento reuniu mais de 300 participantes e lançou uma nova cultivar do fruto

Capital Nacional do Morango foi palco da décima edição do evento, um sucesso de público reunindo profissionais do país inteiro; simpósio ainda lançou uma nova cultivar do fruto após 9 anos de desenvolvimento.

Na última semana Atibaia foi sede do X Simpósio Nacional do Morango, que aconteceu pela primeira vez no Estado de São Paulo, sendo um sucesso de público e de participantes. O evento foi palco de apresentações importantes, com produtores rurais promovendo um circuito de palestras na Estação Atibaia repleto de assuntos voltados à agricultura regional, como a produção e comercialização de morangos, sistemas de produção, padrões de qualidade, manejo de pragas e doenças, além de um grande destaque: a apresentação de uma nova espécie do fruto, nomeada BRS DC25 Fênix e lançada exclusivamente no simpósio após nove anos de desenvolvimento e pesquisas.

As palestras foram divididas em painéis e mesas-redondas com especialistas, que abordaram temas como desafios e oportunidades na produção e comercialização de morangos, com grandes nomes da agricultura regional e nacional. Também fez parte da programação um “Dia no Campo” no Sítio Serrano e no Parque Duílio Maziero, ofertando aos produtores rurais experiências únicas durante o encontro técnico, além de conferirem de perto as mudas da nova cultivar BRS DC25 Fênix.

Atibaia é referência no cultivo do fruto, sendo reconhecida em 2022 como a Capital Nacional do Morango, status que garantiu para a cidade mais visibilidade e eventos importantes como o simpósio. “Somos a Capital Nacional do Morango e essa nova cultivar vai fazer parte da história de Atibaia. Nossa cidade é muito importante na cadeia produtiva do morango no Brasil e podemos falar com orgulho que fazemos parte do processo”, relatou Osvaldo José Maziero, presidente da Associação dos Produtores de Morango e Hortifruti de Atibaia, Jarinu e Região.

SIMPOSIO NACIONAL DO MORANGO

Nova cultivar

A cultivar BRS DC25 Fênix foi desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético de Morangueiro da Embrapa, sendo selecionada com base nas características agronômicas de arquitetura de planta, densidade de folhagem, comportamento em relação às pragas e doenças, produtividade, firmeza, forma, cor e sabor da fruta. “A BRS Fênix é uma cultivar que veio atender a um anseio do setor coletivo por novas cultivares de morangos. A Embrapa retomou essas pesquisas no ano de 2010 com o intuito de atender a essa demanda, fomos testando em várias regiões do país, como Sul e Sudeste, e a Prefeitura de Atibaia teve um apoio muito importante nessa cultivar durante os testes e avaliações junto aos produtores. São frutos grandes, atrativos, com características de açúcar e acidez, buscando atender não só o produtor em questões de cultivo, mas os consumidores também, mantendo mais tempo na geladeira sem estragar, por exemplo”, afirmou Sandro Bonow, engenheiro agrônomo e líder do Programa de Melhoramento Genético de Morangueiro da Embrapa, responsável por lançar a nova cultivar no simpósio.

SIMPOSIO NACIONAL DO MORANGO

Promovido pela Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, com apoio da Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Agricultura, o evento foi realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).