VII Conferência Municipal de Cultura acontece no final deste mês em Atibaia

Interessados em participar poderão se inscrever antecipadamente por formulário digital ou presencialmente durante a conferência.

Nos dias 26, 27 e 28 de setembro acontecerá em Atibaia a VII Conferência Municipal de Cultura, sob a coordenação do Conselho de Políticas Culturais de Atibaia (COMPOCAT) e da Prefeitura.

A conferência, organizada pela Secretaria de Cultura, acontecerá das 18h30 às 22h30, no Sest Senat (Rua das Juçaras, nº 110, Jd. das Palmeiras), e poderão participar das suas etapas todo cidadão e/ou cidadã a partir de 16 anos, representantes dos poderes públicos, sociedade civil e entidades que residam, tenham sede ou atuem no município. Para participação os interessados poderão se inscrever antecipadamente por formulário digital (  ) ou presencialmente durante a realização da conferência.

A fim de promover a identidade e a diversidade cultural e garantir a transversalidade do debate, todas as discussões e propostas da conferência serão balizadas por eixos temáticos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Os participantes da VII Conferência Municipal de Cultura irão se dividir em grupos de trabalhos (GTs) conforme esses seis eixos temáticos e cada GT terá um mediador designado pela coordenação da Conferência de Cultura. Os GTs irão apresentar o resultado de seus debates na plenária final para a apreciação de todos os participantes da conferência e as observações, os destaques e os questionamentos poderão ser realizados ao final da apresentação de todos os GTs.

De acordo com a Secretaria de Cultura de Atibaia, entre os objetivos da conferência está promover o debate entre a população, artistas, produtores, conselheiros, gestores, investidores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões, além de orientar o debate e a coleta de demandas e propostas, balizados pelos eixos temáticos pactuados pelo COMPOCAT e pelo Ministério da Cultura.

Ainda conforme a Pasta, a conferência também busca garantir que as propostas pertinentes às demandas locais, que forem coletadas nas reuniões setoriais, e as propostas das comunidades e grupos da cultura popular estejam em consonância com os princípios constitucionais e as diretrizes de implantação do Sistema Nacional de Cultura e do Plano Nacional de Cultura.

A Secretaria de Cultura de Atibaia ainda destaca que a conferência visa articular e fortalecer a transversalidade da cultura nos âmbitos do governo municipal, estadual e federal, bem como a sociedade civil organizada; fortalecer e facilitar a formação e o funcionamento de fóruns e redes de artistas, agentes, gestores, estudiosos e pesquisadores e ativistas culturais; e apreciar moções encaminhadas pela plenária.