Atibaia lidera vacinação contra Covid-19 na Região Bragantina

Cidade já vacinou 4,72% da população, com um total de 6.797 pessoas que receberam pelo menos uma dose da vacina. A primeira pessoa que tomou a vacina em Atibaia foi a profissional de saúde Mary Maru de Paula.

Após cerca de um mês do início da vacinação contra Covid-19 nas cidades paulistas, Atibaia tem a maior porcentagem de vacinas aplicadas na Região Bragantina. De acordo com dados atualizados nesta quarta-feira (24), 6.797 pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina contra o Coronavírus em Atibaia, o que representa cerca de 4,72% do total da população.

O município também já aplicou 1.881 segundas doses, totalizando 8.678 doses administradas até o momento. O programa de imunização na cidade foi suspenso na última segunda-feira até que cheguem novas doses do governo do Estado de São Paulo. A Secretaria Municipal de Saúde segue na expectativa de receber mais doses do Estado nesta semana.

Segundo números do “Vacinômetro”, ferramenta criada pelo governo paulista que permite acompanhamento em tempo real do número de vacinados no Estado, Bragança Paulista é a segunda cidade que mais vacinou na região, com 4,16% da população, seguida por Joanópolis (4,01%), Itatiba (3,56%), Jarinu (3,11%), Morungaba (3,05%), Piracaia (2,98%), Tuiuti (2,95%), Vargem (2,66%), Nazaré Paulista (2,23%) e Bom Jesus dos Perdões (1,93%).

Atibaia também está à frente em comparação aos números do Brasil e do Estado de SP, que vacinaram até agora 2,87% e 3,66% de suas populações, respectivamente, de acordo com dados do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das Secretarias Estaduais de Saúde.

A campanha de imunização contra Covid-19 em São Paulo tem se desenvolvido conforme a disponibilidade das remessas do Ministério da Saúde. O cálculo de distribuição para regiões e cidades tem como referência os públicos-alvo da campanha de vacinação contra a gripe de 2020.

Atibaia iniciou a vacinação contra o Coronavírus em 21 de janeiro, com profissionais da linha de frente contra a doença, que começaram a tomar a segunda dose da vacina depois que a cidade recebeu, no último dia 10, mais 3.150 doses da vacina CoronaVac. Deste total, foram disponibilizadas 2.120 doses para serem aplicadas como segunda dose nestes trabalhadores, e 1.030 para os idosos de 85 a 89 anos, que estavam sendo vacinados quando a programa teve de ser suspenso.