Saúde de Atibaia exalta 50 anos do Programa Nacional de Imunizações

Ações recentes realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde contribuíram para a melhoria das coberturas vacinais na cidade.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) completou 50 anos no dia 18 de setembro com grandes conquistas para celebrar. Em Atibaia, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado diversas estratégias que ampliaram a vacinação na cidade recentemente, garantindo mais proteção contra uma série doenças.

Formulado pela 1973 pelo Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Imunizações do Brasil tem avançado ano a ano para proporcionar melhor qualidade de vida à população com a prevenção de doenças. O Calendário Nacional de Vacinação contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas.

 

 

 

As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis. Quando adotada como estratégia de saúde pública, elas são consideradas um dos melhores investimentos em saúde considerando o custo-benefício, de acordo com o Ministério da Saúde.

Durante a pandemia de Covid-19 a imunização foi fundamental, e Atibaia recebeu elogios por suas ações no período, que incluíram abertura de um Centro Permanente de Imunização, vacinação itinerante, ampliação do horário das unidades básicas, além de livre demanda, agendamento pelo site da Prefeitura e via mensagem de aplicativo.

Além disso, a cidade organizou a vacinação na população em situação de rua em pontos específicos da cidade ou no abrigo, tendo sido bem aceita por essas pessoas que, além da imunização, receberam orientações a respeito da Covid-19. A experiência de Atibaia foi apresentada em eventos como o Congresso dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), realizado de forma virtual, quando a cidade recebeu menção honrosa por seu esquema de imunização bem-sucedido, sendo indicado para apresentar no Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) em Campo Grande (MS) em julho de 2022.

Neste ano, a Saúde de Atibaia voltou ao Congresso Conasems, desta vez em Goiânia, para mostrar o fortalecimento das ações de imunização na cidade, por meio de capacitação para agentes comunitários de saúde para leitura de caderneta de vacinação; implantação de instrumentos de busca ativa; vacinação itinerante; ampliação do horário das unidades básicas de forma gradual, e um certificado de vacinação para ser apresentado nas escolas.

As ações realizadas pelo município contribuíram para a melhoria das coberturas vacinais do ano de 2022 em relação a 2021, além de ampliar o vínculo entre a população e a unidade. A Secretaria de Saúde de Atibaia tem realizado plantões de imunização, divulgação sobre a importância das vacinas de diversas maneiras, mensagens pelo WhatsApp, entre outras iniciativas.

Vacinas
No total, são disponibilizadas na rotina de imunização mais de 20 vacinas cuja proteção inicia ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida. São elas: BCG, Hepatite B, Penta, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela), DTP, Hepatite A, Varicela, Difteria e tétano adulto (dT), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, dTpa, Influenza (ofertada durante campanha anual) e Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23).

Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Poliomielite e sarampo, por exemplo, são doenças já erradicadas, porém correm o risco de serem reintroduzidas no país caso as coberturas vacinais se mantenham baixas.

Compareça a uma unidade de saúde de Atibaia e atualize seu cartão de vacinação!