Quantidade de multas de trânsito diminui, mas total de acidentes cresce em Atibaia

Entre janeiro e julho, houve queda de 8,2% no total de multas aplicadas na cidade em relação a mesmo período do ano passado.

O Atibaiense – De redação

Atibaia tem apresentado crescimento na frota de veículos, mas a fiscalização de trânsito tem sido mais amena. É o que mostra o total de multas aplicadas. Entre janeiro e julho foram 39.147 autuações, número 8,2% menor que as 42.675 aplicadas no mesmo período de 2022. Já os acidentes de trânsito tiveram aumento de 19,1%.
A queda poderia significar que os motoristas estão respeitando mais as leis de trânsito, mas o número de acidentes aumentou consideravelmente, o que mostra que a imprudência cresceu. O que pode estar ocorrendo é uma fiscalização mais amena.
A média mensal de multas aplicadas caiu de cerca de 6 mil para 5,5 mil. Mas basta andar pela cidade para observar que os motoristas cometem, a todo momento, alguma infração, como falar ao celular, não usar cinto de segurança, estacionar em local proibido, parar em fila dupla, sem contar as infrações consideradas graves, como ultrapassar sinal vermelho e dirigir embriagado.
Estatísticas da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), mostram que em 2022, em todo o Brasil, foram aplicadas 76.577.166 multas de trânsito e as mais aplicadas são as que vemos com frequência no município. Lidera o ranking dirigir em alta velocidade, em seguida vem transitar em local ou horário não permitido, avançar sinal vermelho no semáforo, falta de sinto de segurança, estacionar em local proibido e dirigir falando ao celular.
Recentemente, houve a morte de uma adolescente causada por motorista embriagado, que a atropelou. Outro jovem ficou em estado grave após ser atropelado. Na Alameda Lucas Nogueira Garcez, os acidentes de trânsito estão se tornando comuns, especialmente de madrugada, e muitos, filmados por câmeras de segurança, mostram alta velocidade dos motoristas e indícios de embriaguez.
As mortes, aliás, apresentaram alta de 77,7% na comparação entre 2022 e 2023. De acordo com o Infosiga, plataforma do Governo do Estado, foram 9 mortes entre janeiro e julho do ano passado e 16 no mesmo período deste ano.
O problema não é específico de Atibaia. O governo federal quer estabelecer metas para municípios reduzirem as mortes no trânsito. Aqueles que atingirem as metas vão ser premiados. A proposta está no novo Plano Nacional de Trânsito, que deve ser colocado em consulta pública na próxima semana. No Brasil, cerca de 25 mil pessoas morrem todos os anos no trânsito.
O total de acidentes sem mortes em Atibaia apresentou um crescimento de 19,1% de janeiro a julho, passando de 318 para 379.
A chamada Lei do Silêncio, que prevê multas para escapamentos barulhentos e som alto em veículos estacionados, também não vem sendo fiscalizada a contento. As reclamações aumentam dia a dia, mas a fiscalização é falha. Motos com escapamentos barulhentos circulam livremente, especialmente aos finais de semana à noite, assim como os carros com caixas de som estacionam nas avenidas mais movimentadas sem serem incomodados. Houve, recentemente, a regulamentação da Lei do Silêncio, e a expectativa é de que a fiscalização seja intensificada, aplicando as multas necessárias.
Apesar de toda a campanha de conscientização e a difusão de informações, os dados mostram que não há efeito educativo no trânsito de Atibaia. Talvez, apenas a punição da multa poderia fazer cair o total de acidentes e mortes, assim como as imprudências e infrações cometidas diariamente.