Vacina contra Covid-19 entra no Calendário Nacional de Vacinação Infantil

A Prefeitura de Atibaia informa que, a partir deste mês, a vacina contra Covid-19 está incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação Infantil e passa a ser aplicada em crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.
Nessa faixa etária, o esquema vacinal completo conta com 3 doses, que deverão ser aplicadas seguindo os intervalos recomendados: 1ª dose para a 2ª dose com intervalo de 4 semanas; e 2ª dose para a 3ª dose com intervalo de 8 semanas. A criança que tiver tomado as três doses em 2023 não vai precisar repetir doses em 2024.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, os dados no Brasil e no mundo apontam que as medidas de prevenção e controle para Covid-19 devem ser reforçadas em crianças para protegê-las das formas graves da doença e amenizar a sua propagação na população em geral. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou aos países que priorizem a vacinação da população de alto risco para doença grave e avaliem o cenário epidemiológico local para estabelecer estratégias para a vacinação infantil.
Após os 5 anos de idade, apenas as crianças que integram os grupos prioritários é que receberão uma dose de reforço em 2024. São eles: imunocomprometidos; com comorbidades e deficiência permanente; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; que vivem em instituições de longa permanência e em situação de rua. O Ministério da Saúde reforça que as vacinas são seguras e importantes para combater a Covid-19.
A vacina contra Covid-19, assim como as outras do Calendário Nacional, está sendo aplicada em Atibaia em todas as unidades de saúde com sala de vacinação. É preciso levar documento com foto e a carteirinha de imunização.