Documentário sobre os cinemas de rua de Atibaia estreia no próximo dia 23

Exibição de Cinema da Nossa Gente acontece no Cine Itá Cultural, paralelamente à Mostra Unicamp, com filmes produzidos no curso de Midialogia da universidade.

No dia 23 de setembro, às 18h, estreia no Cine Itá Cultural o documentário Cinema da Nossa Gente, que conta a história dos antigos cinemas de rua de Atibaia. Com entrevistas de Tizuka Yamasaki, Beto Tricoli, Breno Ruiz, Maurício e Marcelo Zanoni, o filme será exibido juntamente à Mostra Unicamp, com filmes produzidos no curso de Midialogia da Universidade Estadual de Campinas.

 

 

Graduada em Comunicação Social, habilitação em Midialogia, pela Unicamp, a diretora e produtora do documentário, Luisa Petrucci, nasceu e cresceu em Atibaia. Por meio da história dos antigos cinemas da cidade – narrativa que inclui o próprio local de estreia do documentário, o Cine Itá, a diretora resgata a memória dos cinemas de rua do interior, tradição que viveu seu apogeu na década de 70, sofreu com grandes transformações na indústria cinematográfica e, recentemente, vem sendo retomada e valorizada como espaço coletivo de resistência cultural, convivência e cinefilia.

Paralelamente à estreia, acontece a Mostra Unicamp, que reúne oito filmes produzidos em 2022 por alunos das disciplinas de Projeto de Cinema I e II, ministradas pelo professor Dr. Noel dos Santos Carvalho. Aliando teoria e prática, as produções refletem não só o aprendizado dos alunos sobre as etapas de realização audiovisual, mas também apresentam suas visões originais sobre temas da atualidade, sob diferentes abordagens e perspectivas de gênero.

Antes de virem para Atibaia, os filmes foram apresentados no Museu da Imagem e Som, em junho. Além de compartilhar com a população uma parte do trabalho que é feito no curso de Midialogia e no Instituto de Artes da Unicamp, o evento constitui uma importante etapa na distribuição desse tipo de produção, comumente também levada para festivais de cinema em todo o país, com possibilidade de exibição em canais de TV e outras mídias do audiovisual brasileiro.

Realizada com apoio da Prefeitura de Atibaia, a iniciativa, segundo os organizadores, pretende provocar um debate sobre as relações entre cultura e cinema, uma vez que a produção de um filme mobiliza muitas pessoas, com trabalhos diversos e de diferentes áreas, permitindo um intercâmbio entre artes cênicas, música, artes visuais.