Clube Recreativo faz 126 anos com baile que lotou o salão no sábado passado

O Clube Recreativo Atibaiano comemorou seus 126 anos de fundação com festa, banda ao vivo e baile no último sábado. O salão lotado, mesmo com a noite chuvosa, recebeu amadores e profissionais da dança, com fãs de todas as idades. O prefeito Emil Ono e a diretoria do clube, comandada por Luiz Ruivo, fizeram um brinde, marcando a data. A diretoria deste também centenário jornal O Atibaiense foi representada pelo colunista Luiz Gonzaga Neto e sua esposa Fátima Carvalho.

 

 

O Recreativo foi fundado em 1° de agosto de 1897 e a inauguração solene ocorreu em 19 de setembro do mesmo ano. A iniciativa da constituição do Clube foi do Dr. Affonso José de Carvalho, juiz de Direito na ocasião. O primeiro presidente foi o Dr. Carlos Samuel de Araújo, eleito em 1° de agosto de 1897. O término da gestão aconteceu em 29 de setembro de 1901, quando foi eleito o Dr. Miguel Vairo.
A sede social é própria e foi objeto de recente reforma. Possui capacidade para 800 pessoas, estando localizado na Praça Claudino Alves, nº 125, no centro de Atibaia. Desde o início, exerceram sua presidência cidadãos com posição de destaque na sociedade atibaiense, tanto na esfera política, como prefeitos e vereadores, como na área comercial e profissional, como industriais, comerciantes, médicos e advogados.
No sábado, ao discursar, o presidente Luiz Ruivo comemorou a conquista da isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), graças à categoria de espaço de cultura obtida pelo clube, representando economia de R$ 20 mil ao ano.