Atividade física é fundamental para a saúde da população

Sabin Run, corrida de rua do Sabin Atibaia, acontece no dia 1º de outubro.

 

É inegável que a prática de exercícios físicos traz muitos benefícios para a saúde, fortalece a imunidade e ajuda na prevenção de diversas doenças, além de diminuir os sintomas da depressão e ansiedade, por exemplo. Por isso, para estimular a população a aderir um estilo de vida mais saudável, o Sabin Atibaia promoverá no mês de outubro mais uma edição do Sabin Run, a corrida de rua organizada pela instituição hospitalar.

Atualmente, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), as Américas possuem a maior taxa de obesidade do mundo. Ao todo, 62,5% dos adultos e 33,6% das crianças e adolescentes sofrem com o sobrepeso, sendo que quatro em cada 10 pessoas não realizam uma atividade física para benefício da própria saúde.

 

 

 

Por isso, a OPAS junto à Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana, o que corresponde ao total de30 a 60 minutos por dia. Em média, 60 minutos para crianças e adolescentes, a fim de combater os problemas relacionados à ausência de exercícios físicos na rotina diária.

Ainda conforme apontam as entidades, a prática regular mostra-se fundamental para prevenir e controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, além de trabalhar diretamente no sistema cognitivo, melhorando a memória e a saúde do cérebro. A estimativa é que até 5 milhões de mortes por ano poderiam ter sido evitadas com a introdução da atividade física no dia a dia da população.

“A saúde é uma prioridade para nós como instituição hospitalar e, por isso, queremos incentivar a população ao autocuidado e a prevenção de doenças. Caminhadas, corridas e exercícios aeróbicos atuam no combate a diversos males, sendo essenciais para um estilo de vida saudável”, explica a Fisioterapeuta do Sabin Atibaia, DraFernanda Sirol.

A corrida realizada pelo Sabin Atibaia ocorrerá no dia 1o de outubro e, além do benefício à saúde, promoverá a doação de alimentos para o Fundo Social e de Solidariedade de Atibaia (FSS). Segundo a organização, a expectativa é de receber cerca de mil pessoas, entre munícipes e moradores da região. A largada será às 8h no Vila Di Praia, localizado na Av. Santana, 3155 – Nova Gardênia, e as inscrições, valores e demais informações podem ser acessados pelo endereço:https://minhasinscricoes.com.br/Evento/SabinRun ou através das redes sociais do Sabin Atibaia em www.instagram.com/sabinatibaia.

Serviço:Sabin Run

Data: 1º de outubro, 8h

Largada: Vila Di Praia (Av. Santana, 3155 – Nova Gardênia, Atibaia/SP)

Inscrições: https://minhasinscricoes.com.br/Evento/SabinRun

 

Sobre o Sabin Atibaia: O Albert Sabin Hospital e Maternidade foi inaugurado em 1997 em Atibaia e, atualmente, é referência na região Bragantina na área médico-hospitalar. Tem ampla capacidade de atendimento integrado a um ambiente acolhedor e humanizado. O Hospital conta com mais de 12 mil m2 de área construída, cerca de 100 leitos de internação, duas UTIs, quatro unidades de atendimento e mais de 800 colaboradores.

Além dos pacientes particulares, o Sabin Atibaia, como é chamado, realiza assistência de saúde para beneficiários de mais de 20 convênios médicos, atendendo mais de 17 municípios nos estados de São Paulo e Minas Gerais.