Equipe brasileira é finalista da Internacional Technovation Girls 2023

Quatro garotas surdas, entre 11 e 15 anos, são classificadas para final da competição internacional. Uma das meninas é de Atibaia.

Quatro garotas brasileiras surdas são as únicas brasileiras da categoria júnior, classificadas para final da competição internacional Technovation Girls 2023 – programa da organização americana sem fins lucrativos Technovation – que incentiva jovens garotas a aprender e aplicar habilidades necessárias para resolver problemas diversos por meio da tecnologia. São elas: Katarina Silva, de Atibaia, Heloísa Arévalo Leite e Isabella Fridman Rosenberg, da capital paulista, Júlia Zanbon Araujo, de Goiânia, todas com idades entre 11 e 15 anos.
O projeto da Bionic Girls se inspirou na trajetória da equipe Connected Girls que ganhou o prêmio de melhor tecnologia da competição internacional Technovation Girls 2022, sendo que Katarina era integrante da equipe Connected Girls.

Katarina Silva, de Atibaia, é uma das integrantes do projeto.

 

A equipe Connected Girls se sensibilizou com a história da Katarina, deficiente auditiva desde os 4 anos de idade, usuária de implante coclear (IC), e resolveu criar o Bella Connected Ears, um aplicativo para pessoas com deficiência auditiva que as auxilia em momentos de risco de vida quando estão sem aparelhos ou desatentas. O aplicativo permite a gravação de sons – como sirene, buzina, alarme de incêndio etc., para que, ao reconhecê-los, acione um alerta em modo de vibração que serve para avisar o usuário sobre a situação que foi cadastrada no aplicativo. Esta ideia surgiu das histórias reais vividas por Isabella, atual integrante do Bionics Girls, uma jovem que teve problemas quando estava sem seus implantes cocleares e o alarme de incêndio soou no hotel em que estava hospedada; e por Katarina, que não ouviu a sirene no trânsito. Ambas foram alertadas pelos pais a respeito do perigo que estavam expostas. Se elas estivessem sozinhas, o aplicativo Bella Ears Connected poderia salvar suas vidas!
Inspiradas nesta trajetória a Katarina quis continuar com o projeto e criou-se um novo grupo, a Bionic Girls, que acataram as sugestões dos juízes e realizaram melhorias no aplicativo, sendo elas: além do aplicativo permitir a gravação de sons que fazem o celular vibrar ao reconhecê-los, desta vez ele foi desenvolvido no Thunkable, que permite ser usado no android e ios. Também criaram uma pulseira que acende uma luz e vibra após detectar o som cadastrado no aplicativo, oferecendo maior segurança ao usuário, pois desta forma o mesmo que o usuário não esteja com o celular ou esteja sem seus aparelhos auditivos, será alertado em relação ao som cadastrado.
“As alunas fizeram todo o designer das telas do aplicativo e conseguiram montar os blocos que formam os comandos do seu funcionamento, aprenderam a usar a inteligência artificial e a desenvolver a pulseira”, explica Elisandra Aparecida Alves da Silva, Professora Doutora do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação de São Paulo e uma das mentoras do projeto.

Sobre o
Technovation Girls
O Technovation Girls é um programa da organização americana sem fins lucrativos denominada Technovation. A ONG Instituto Paramitas representa o programa no Brasil.
A competição tem como objetivo criar, desenvolver e lançar um aplicativo de celular ou um projeto utilizando Inteligência Artificial que resolva problemas em suas comunidades.

Caso tenha interesse em conhecer o projeto das meninas, contado por elas, confira o pitch de 4 minutos realizado para os avaliadores da competição:
– Pitch Video: Entenda o Problema e a Solução desenvolvida: https://youtu.be/y7LHyCBQQ4Y
– Demo Video: Veja o aplicativo funcionando
https://drive.google.com/file/d/1W82JR2btXYopfdX6EiWHd-17Q8CEw47o/view