Em agenda na Alesp, Atibaia reforça pleito por um Centro de Atendimento Integral voltado ao autismo

Encontro na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo reuniu esforços pela implementação do novo equipamento público em Atibaia.

Na última semana o prefeito de Atibaia, Emil Ono, participou de uma agenda na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) com o objetivo de reforçar o pleito para a estruturação de um Centro de Atendimento Integral para pessoas com autismo na cidade.

No encontro, viabilizado pela representante do Rotary Club de Atibaia Pedra Grande, Leticia Ferro, o chefe do Executivo de Atibaia foi acompanhado das secretárias municipais de Saúde, Grazielle Bertolini; de Educação, Eliane Endsfeldz; e de Assistência e Desenvolvimento Social, Magali Basile; entre outras colaboradoras dessas pastas, e se encontrou com o deputado estadual Rafael Saraiva.

O principal tema tratado foi a busca de recursos para estruturar o Centro de Atendimento Integral para pessoas com autismo, iniciativa para promover a inclusão social dessas pessoas na comunidade. A proposta é que o equipamento seja uma retaguarda diagnóstica, garantindo atendimento ágil e o suporte necessário para que famílias com pessoas com autismo tenham toda a assistência que merecem.

“Foi uma agenda importante para fortalecermos essa parceria construtiva e trabalharmos pela disponibilização de uma emenda parlamentar que torne esse projeto realidade o quanto antes. É um equipamento público que se somará aos diversos investimentos já realizados pela Prefeitura para ampliar e aprimorar a rede de saúde mental e da pessoa com deficiência no município”, ressaltou o prefeito.

“Além de acelerar os diagnósticos de autismo, o Centro de Atendimento Integral terá um viés terapêutico, de estímulo aos atendidos e de prevenção do autismo, e ainda de inclusão social e produtiva das pessoas com autismo”, esclareceu a secretária de Saúde. “E o Rotary tem sido um mediador de várias políticas públicas e estratégias inovadoras em Atibaia, então esse pleito é mais um trabalho construído de forma conjunta”, complementou.