Vereadora apresenta emendas às Diretrizes Orçamentárias

A vereadora Ana Paula Beathalter explicou que o objetivo é auxiliar a população mais vulnerável, além dos comerciantes e prestadores de serviços.

A vereadora Ana Paula Beathalter apresentou emendas ao projeto do das Diretrizes Orçamentárias (LDO), base do orçamento de 2022, em tramitação na Câmara. Falando no Tema Livre da sessão de terça, 15 de junho, ela pediu o apoio de seus pares para a tramitação e aprovação das alterações, especialmente ao presidente da Comissão de Finanças, vereador Marcão do Itapetinga. As emendas propostas incluem ações para mitigar os impactos da pandemia, além de instituição de programa municipal de auxílio emergencial.

“A pandemia está crescendo, com dezenas de vidas perdidas e muitas famílias enlutadas. Pelo programa nacional de imunização, o município fica à mercê das entregas de doses pelo Estado, e não pode adquirir a vacina diretamente. Esse processo tem sido muito lento e, de acordo com os especialistas mais otimistas, a pandemia pode avançar para 2022 e 2023. Sabemos que, mesmo tomando a vacina, as pessoas continuam sujeitas à contaminação pelo coronavírus. Diante desse quadro, medidas mais enérgicas podem ser necessárias e é importante que a peça orçamentária do próximo ano preveja medidas de auxílio à população mais vulnerável da cidade e de apoio aos comerciantes e prestadores de serviços”, afirmou a vereadora.

Ações de proteção animal, em parceria com as entidades já instaladas no município, foram igualmente propostas por Ana Paula Beathalter, diante do aumento do abandono. “Por mais que se esforcem e se desdobrem, as ongs protetoras também estão passando por dificuldade. Nesse sentido, o poder público pode contribuir para o melhor atendimento desses animais, que foram deixados nas ruas”.

Em sua fala, a vereadora citou também requerimento que apresentou sobre a fiscalização das aglomerações em Atibaia, com ênfase nas agências bancárias e no Centro de Convenções, especialmente nas quartas-feiras após a feira noturna. “Pedimos cronograma de atividades de orientação e conscientização para os bairros, com o objetivo de impedir aglomerações em estabelecimentos comerciais. A punição deve ocorrer em último caso. Os comerciantes são formadores de opinião e contribuem para que as pessoas utilizem corretamente a máscara, cobrindo o rosto e o nariz, e o álcool em gel, praticando igualmente a regra do distanciamento social”.

DEMANDAS DE BAIRROS

Por demandas ao seu gabinete, a vereadora encaminhou indicações, incluindo manutenção do asfalto no entorno do conjunto Jerônimo I, em Caetetuba. “Na área de saúde, estou pedindo as gestões cabíveis ao prefeito no sentido de ampliar as datas em que são disponibilizados os medicamentos à população, em especial no caso dos portadores das DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), que em muitos casos dependem de terceiros para o deslocamento até os postos”.

A liderança do bairro Maracanã solicitou à vereadora Ana Paula Beathalter apoio para ampliação do fornecimento de água potável, além de coleta e tratamento de esgoto. “As famílias ali passam por diversas situações e a falta de saneamento básico agrava a exposição a viroses”.

A vereadora defendeu junto ao Executivo o aumento de caçambas para a coleta de lixo no bairro San Remo, região do Maracanã, e nas imediações da capela do São Roque, bairro Sul Brasil. E, por último, seu gabinete recebeu o pedido de pavimentação no trecho entre o conjunto habitacional Jerônimo V e o nº 13.000 da estrada do Maracanã.

“São demandas que implicam investimento, mas gostaríamos de contar com os estudos e o planejamento da administração para que a população tenha acesso a essas melhorias”, concluiu Ana Paula Beathalter.