Festival de Inverno de Atibaia traz aos palcos artistas selecionados por edital

Além de documentário, música instrumental brasileira, dança e cortejo brincante, programação desta semana traz FAMA e sarau no Museu João Batista Conti.

Nesta semana, o Festival de Inverno de Atibaia inicia as apresentações de artistas selecionados pelo edital da Secretaria de Cultura, trazendo documentário, música instrumental brasileira, dança e cortejo brincante nos próximos dias. O encerramento da programação especial do festival no Museu João Batista Conti, no sábado (29), e a apresentação da FAMA na Praça da Matriz, no domingo (30), completam a lista de atrações entre os dias 27 e 30 de julho.

Na sexta (28), será a vez da música instrumental brasileira com Paulo Miotta e Grupo, no Cine Itá Cultural, às 20h. O pianista e compositor está lançando o álbum autoral Vale do Camanducaia, trabalho independente e inédito constituído por cinco músicas que mesclam influências do jazz europeu e ritmos brasileiros como samba, baião e marcha. Até uma roda de capoeira com berimbau, pandeiro e atabaque aparecem nas composições interpretadas por piano, baixo, bateria, violoncelo e acordeon, em um show que promete surpreender o público.

No sábado (29) o palco será da dança e, às 19h30, no Cine Itá Cultural, o bailarino e cantor Thiago Alixandre apresenta a conferência coreográfica In-Trópicos. Uma espécie de espetáculo aula, a palestra performática pretende conduzir a plateia em uma experiência que mistura dança, filosofia e canto para refletir sobre as artes do corpo e a condição mestiça que caracteriza o Brasil. A classificação indicativa é 12 anos.

Também no sábado (29), às 15h, o grupo Chuvarada realizará no Complexo Santa Clara o Cortejo Brincante, uma intervenção teatral com histórias e canções autorais, além de muita interação e brincadeiras. Elaborada para crianças, jovens e adultos, a atividade busca oferecer reflexões sobre temas importantes como direito à natureza e a importância do brincar.

Fechando a programação do festival nesta semana, no domingo (30), a Fanfarra Municipal de Atibaia – FAMA se apresentará às 16h na Praça da Matriz. Assim como os grupos de Câmara, Coral e Violão e Cordas e Madeira, que já passaram pelo palco do festival, a FAMA faz parte do projeto Educando com Música e Cidadania, iniciativa da Prefeitura que oferece formação musical a crianças e jovens do município.

Vale lembrar que os ingressos para apreciar os espetáculos no Cine Itá Cultural ficam disponíveis para retirada na bilheteria dois dias antes do espetáculo.

Festival de Inverno no Museu
As atrações do Festival de Inverno de Atibaia seguem até dia 12 de agosto, mas a programação especial no Museu Municipal João Batista Conti se encerra neste sábado (29), com um sarau que vai embalar a tarde com muita poesia, música e história.

O evento começará às 15h e inclui uma série de atividades como Leitura de Poemas e CIA, dirigida pelo coletivo Kalúnia, lançamento do livro “Eu, por eu mesma”, da escritora Maria Cassavia Zaki, tributo à cantora Rita Lee, com Márcia Pequena, show com a cantora Paula Letícia, poesia Alma Feminina, de Cássia Messias, e performances dos escritores Gilberto Sant’Anna, trazendo um pouco da história do museu, e Georges Zaki, falando de literatura egípcia.

Confira a programação completa:

28/07 – 20h – Lançamento do álbum Vale do Camanducaia – Paulo Miotta e Grupo – Cine Itá Cultural
29/07 – 19h30 – Conferência Coreográfica – In-Trópicos – Thiago Alixandre – Cine Itá Cultural
29/07 – 15h – Festival de Inverno no Museu Municipal João Batista Conti
29/07 – 15h – Cortejo Brincante – Grupo Chuvarada – Complexo Santa Clara
30/07 – 16h – FAMA – Praça da Matriz
03/08 – 19h30 – Vidas Secas – Caravan Maschera Teatro – Cine Itá Cultural
05/08 – 15h30 – Mãos no Axé – Escola de Curimba Tambores de Atibaia – Complexo Santa Clara
06/08 – 16h – O riso não pode acabar: O resgate do circo que ultrapassa gerações – Grupo Pururuca – Cine Itá Cultural
11/08 – 19h30 – Fama Dance – Projeto Educando com Música e Cidadania – Cine Itá Cultural
12/08 – 16h – Atibaia por Outro Prisma – Parque das Águas