Atibaia expande modernização do sistema de iluminação pública com troca de quase 9 mil lâmpadas

Substituição de lâmpadas de sódio pela tecnologia LED já foi concluída em vias de 27 regiões da cidade.

A Prefeitura segue investindo na modernização do sistema de iluminação pública de Atibaia e está prestes a alcançar a marca de 9 mil lâmpadas de sódio substituídas pela tecnologia LED. Do final de 2022 até julho, a Secretaria de Obras Públicas promoveu a substituição de cerca de 8.700 luminárias, aproximadamente 6.200 somente neste ano, alcançando a maior modernização (Retrofit) dos pontos de Iluminação Pública desde que a Administração Municipal assumiu o serviço, em 2014. As obras já foram concluídas em ruas e avenidas de 27 regiões, estão em execução em mais oito e começarão em outras três em breve.

Mais sustentáveis, eficientes, duráveis e econômicas, as lâmpadas de LED já beneficiaram vias públicas dos seguintes bairros: Jardim Brasil, Jardim Floresta, Jardim do Lago (ao redor dos lagos), Jardim São João, Jardim Terceiro Centenário, Chácaras Fernão Dias, Tanque, Vila Rica, Morumbi, Jardim Ypê, Vila Mariana, Jardim Roseli, Vila Carvalho, Vila Junqueira, Ponte, Caetetuba, Jeronimo de Camargo, Estrada do Taba Camping (desvio do pedágio), Jardim Planalto Santa Helena, Pedreira, Estrada Velha Bragança, CTB, Estoril, Jardim Do Trevo, São Roque, Jardim Paraíso da Usina e Parque Piracema (Usina).

De acordo com o planejamento da Secretaria de Obras Públicas, com a modernização em andamento no Jardim Imperial, Nova Atibaia, Cerejeiras, Nova Cerejeiras, Jardim dos Pinheiros, Jardim do Lago, Jardim Paulista e Vila Gardênia, e o início das obras em breve no Jardim Brogotá, Alvinópolis e Alvinópolis II, a expectativa é atingir 9 mil lâmpadas substituídas até o final de julho.

A expansão e modernização do sistema de iluminação pública, além de tornar Atibaia uma cidade mais sustentável, possibilita circular pelas vias públicas da cidade com mais segurança e conforto, com impactos diretos na qualidade de vida e no desenvolvimento econômico de bairros e regiões. A maior eficiência energética das lâmpadas de LED permite ainda reduzir os custos de manutenção da rede, gerando economia aos cofres públicos.