Atibaia sedia 1º Encontro Regional da Pessoa com Deficiência e empossa conselheiros do CMPD

Foi realizado na última quarta-feira (26) em Atibaia o 1º Encontro Regional da Pessoa com Deficiência, no qual foram discutidas políticas públicas voltadas para o atendimento da pessoa com deficiência. Com a presença da secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, do prefeito em exercício de Atibaia, Prof. Fabiano de Lima, e de prefeitos da região, o evento reforçou a importância da inclusão.
No mesmo dia, em cerimônia no Cine Itá Cultural, tomaram posse os conselheiros eleitos e indicados ao Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) de Atibaia para o biênio 2021/2023.
“Estamos trabalhando para deixar Atibaia uma cidade totalmente acessível, buscando recursos, conhecendo as necessidades para que possamos planejar ações voltadas aos desafios do dia a dia e melhorias dos serviços públicos, podendo proporcionar mais autonomia, visibilidade, respeito e garantia de direitos”, afirmou o Prof. Fabiano de Lima. “Agradeço a presença da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão e prefeitos da região presentes no evento, que foi de extrema importância e conhecimento”, acrescentou ele.
Compareceram à cerimônia, entre outras autoridades, os prefeitos de Bom Jesus dos Perdões, Dr. Benedito; de Joanópolis, Adauto Oliveira; de Nazaré Paulista, Murilo Pinheiro, e de Piracaia, José Silvino Cintra, além do presidente da Organização Nacional de Cegos do Brasil, Beto Pereira.
A Prefeitura de Atibaia tem conferido atenção especial às pessoas com deficiência. No ano passado, por meio da Secretaria e Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), criou um sistema de mapeamento das pessoas com deficiência na cidade, com o objetivo de planejar ações voltadas aos desafios encontrados no dia a dia e melhorias dos serviços públicos. Ainda este ano, será inaugurada a Central de Intérprete, para as pessoas com deficiência auditiva que têm dificuldades de serem atendidas e de realizarem tarefas cotidianas.
“É importantíssimo discutirmos o tema da inclusão, trazer as pessoas com deficiência para a sociedade, para o mercado de trabalho, para atuação. Precisamos pensar em políticas específicas, e Atibaia pretende ter uma cidade acessível. Vamos trabalhar para isso”, destacou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Atibaia, Magali Basile.
“A região de Atibaia é pujante, uma região que cresce, que move o PIB do Estado e ajuda o Brasil a crescer, precisa ter esse olhar para as pessoas com deficiência. E não só tem esse olhar como nos recebeu de portas abertas e a todos os prefeitos da região. A secretária Magali e o Fabiano, prefeito em exercício, nos recebe para implantar todos os programas que nós trouxemos, e não são poucos”, disse a secretária estadual Célia Leão.
O 1º Encontro Regional da Pessoa com Deficiência, com o tema “Inclusão Mais Perto”, teve como propósito levar informações sobre as pessoas com deficiência e apresentar políticas públicas aos municípios de Atibaia, Bragança Paulista, Mairiporã, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Piracaia, Joanópolis e Vargem. Além de abordar os programas do Estado com foco nas pessoas com deficiência em áreas de saúde, segurança, esporte, cultura, reabilitação e emprego.
Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededados.sedpcd.sp.gov.br), as pessoas com deficiência de Atibaia e região somam em aproximadamente 32 mil (estimativa 2021). Desse total, 40% são pessoas com deficiência visual, 28% com deficiência física, 17% deficiência intelectual e 15% com deficiência auditiva. Com maior presença feminina, são mais de 18 mil mulheres com deficiência na região em comparação com os mais de 14 mil homens com deficiência.